Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quinta - 04 de Abril de 2013 às 07:36

    Imprimir


Apenas 8,5% dos 2.906 candidatos de Mato Grosso que se inscreveram no último Exame da Ordem dos Advogados do Brasil foram aprovados.

O percentual de êxito ficou abaixo da média nacional, que foi de 10%, e já é considerado o terceiro pior da história já registrado no Estado. O pior, até o momento foi em 2010, quando somente 6,54% dos concorrentes passaram.

A OAB divulgou os resultados da segunda fase do último Exame no dia 22 de março. Desde 2010, o Exame passou a ser unificado, ou seja, a prova aplicada é a mesma em todo o país.

De acordo com o presidente da Comissão de Exame de Ordem da OAB-MT, Daniel Teixeira, o resultado de Mato Grosso não chega a surpreender, visto que o Estado, comparado às unidades da federação do país, é, tradicionalmente, um dos quatro últimos em índice de aprovação no Exame.

"Isso quando não fica em último, ou penúltimo", observa.

A principal causa do péssimo desempenho, segundo Daniel, é a baixa qualidade e proliferação dos cursos de Direito.

"Não estou generalizando. Mas muitas faculdades, que dependem da mensalidade dos alunos, não são tão exigentes, desde o ingresso às avaliações durante o curso", pontuou.

Em Mato Grosso, alunos de 36 faculdades de Direito se inscreveram no último Exame.

"É provável que a quantidade de faculdades de Direito no Estado seja maior. Há cursos sem ter alunos formados ainda", alertou Daniel.

Ele acredita que algumas medidas adotadas pelo governo Federal, como a proibição à abertura de novos cursos de Direito no país e a realização de um trabalho conjunto com a OAB, visando estabelecer um marco regulatório para o ensino jurídico, possam trazer mudanças.

"Algo deve acontecer. Se a prova é a mesma para todos, Mato Grosso não deveria estar tão atrás".

O Exame da Ordem é obrigatório para todos os bacharéis de Direito que almejam serem os responsáveis pelas peças processuais, no exercício da advocacia.

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/17913/visualizar/