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Nacional
Quinta - 09 de Janeiro de 2014 às 19:58

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 Um estudo da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) prevê ampliar o Rodízio Municipal de Veículos de São Paulo para mais 371 km de vias. O projeto foi anunciado na manhã desta quinta-feira (9) pela Secretaria Municipal de Transportes. 


 
O projeto de ampliação prevê incluir, por exemplo, vias importantes de cada zona da cidade, como a avenida Aricanduva, Radial Leste e Jacu Pêssego/ Nova Trabalhadores, na zona leste; avenida Eliseu de Almeida, avenida professor Francisco Morado e avenida Escola Politécnica, na zona sul; avenidas Brás Leme, engenheiro Caetano Álves e Inajar de Souza, na zona norte; e avenidas Jornalista Roberto Marinho, João Dias, Washington Luís, Interlagos e a Teotônio Vilela, na zona sul. 


 
O novo modelo de rodízio proposto permitiria, no entanto, a circulação entre os bairros. Essas viagens estariam preservadas, segundo a CET, já que seria totalmente possível cruzar as vias fora do Centro Expandido com a restrição sem desrespeitá-la.


 
O estudo ainda passará por um Conselho Municipal de Trânsito e Transporte no próximo dia 15, que inclui especialistas e a população. Após isso, o prefeito Fernando Haddad precisará aprovar o projeto. A previsão é que a ação começe a valer a partir do dia 2 de abril. 
 
 
 
O rodízio continuará funcionando apenas nos horários de pico (das 7h às 10h e das 17h às 20h) e a relação entre o fim da placa e o dia em que o veículo fica em casa também não muda. Caso colocado em prática, esta será a primeira vez que a restrição passará por mudança desde sua criação, em 1997. 


 
O Rodízio Municipal de Veículos, que hoje conta com 150 km, passaria a somar 521 km. Para a companhia, esses 371 km ajudariam a reduzir as lentidões em 20% e fariam a velocidade média dos veículos aumentar de 15 km/h para 16,8 km/h. 


 
Em maio do ano passado, a CET já havia manifestado interesse de aumentar o rodízio. A intenção era alcançar novos 240 km, com 46 vias a mais.





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