Detentos serram grades e tentam fuga em massa de presídio em Cuiabá
Detentos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (antigo Carumbé) tentaram fuga em massa durante madrugada desta segunda-feira (8). Segundo boletim de ocorrências, presos da ala “M” serraram a grade que dá acesso ao corredor e arrombaram o cadeado da tranca, que fica nos fundos da unidade.
Na confusão que se seguiu, um policial militar e uma sentinela da torre efetuaram disparos de advertência para impedir a fuga. Os detentos Cristian Camargo e Diogo da Costa entraram em luta corporal contra o PM para desarmá-lo, mas foram impedidos pelo apoio que imobilizou ambos. Os 2 sofreram escoriações pelo corpo causados quando saiam pelo buraco feito na grade.
No sábado (6), outra tentativa foi registrada, sendo que 2 detentos já se encontravam no pátio da unidade. Foram identificadas grades e trava da cela serrada, além de cadeados arrombados da ala “D”.
Greve – Agentes prisionais estão em greve por tempo indeterminado desde a última quinta-feira (4) no Estado e dentre as 11 reivindicações da pauta, estão o reajuste salarial, aumento do efetivo e pagamento adicional por insalubridade.
Outro lado – Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informou que as forças de segurança foram mobilizadas durante paralisação dos agentes prisionais, e que os trabalhos de segurança estão intensificados e ocorrem por meio de parceria entre o Sistema Penitenciário, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Poder Judiciário e Ministério Público.
Quanto a greve, o secretário Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, titular da Sejudh, informa que haverá reunião com o sindicado e Secretaria de Estado de Administração (SAD) para atender as reivindicações.
Comentários