Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 11 de Abril de 2013 às 14:59

    Imprimir


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), defendeu o fortalecimento dos 11 campi da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a expansão da instituição de ensino com a implantação de novas unidades em Cuiabá, Rondonópolis e Confresa. Na manhã desta quinta-feira (11), os parlamentares participaram de reunião com o reitor da universidade, Adriano Silva, no gabinete da presidência da Casa de Leis.

Após a aprovação em primeira votação do Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que garante o repasse de 2% da receita corrente líquida de Mato Grosso para a Unemat, os deputados estaduais agendaram o encontro com o reitor para obter informações sobre os projetos pedagógicos e planejamento de criação de novas unidades da instituição no Estado.

Durante o encontro, Riva afirmou que a PEC garante autonomia financeira para a Unemat promover planejamento, sem ficar de ´pires na mão´ discutindo orçamento com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa.

“Defendo a priorização dos investimentos nas unidades já existentes e expansão da Unemat com a implantação em Cuiabá, Rondonópolis e Confresa”.

Unemat em Cuiabá – Os deputados estaduais reivindicam a implantação em 2014, da Unemat na baixada cuiabana e na região Sul do Estado, com sede em Cuiabá e Rondonópolis.

O reitor da Unemat revelou que no segundo semestre será criada uma comissão para promover estudos sobre a implantação das duas unidades. “Os deputados defendem a criação da Unemat em Cuiabá e Rondonópolis para 2014, até em função da realização da Copa do Mundo na capital do Estado. Vamos iniciar os estudos para saber a possibilidade”, disse Adriano Silva.

O deputado Emanuel Pinheiro (PR), um dos incentivadores da reunião com o reitor da Unemat, lembrou que a instituição completa 20 anos de existência e precisa promover o resgate histórico, implantando o campus em Cuiabá. “No período de criação, o jargão era de levar do interior para o interior. Está na hora de termos a Unemat na capital, pois 18 mil pessoas concluem o ensino médio anualmente em Cuiabá, é a cidade que tem quase 35% da população do Estado e é o polo político, administrativo e econômico de Mato Grosso”, argumentou o republicano ao complementar que de 24 estados que possuem universidades estaduais, apenas Mato Grosso não possui a instituição de ensino na capital.

PEC - A PEC estabelece aumento de 0,1% anualmente até 2018, quando será fixado o repasse de 2,5% da receita para a instituição de ensino. Com o incremento, os recursos da Unemat aumentam de R$ 168 milhões, previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano passado, para aproximadamente R$ 210 milhões já neste ano.

Adriano Silva destacou a importância da aprovação dos parlamentares na primeira apreciação. “É fundamental esta PEC, pois cria a autonomia financeira e com isso, a Unemat tem a garantia do repasse automático para as suas ações de investimento pedagógico, estrutural e de assistência estudantil”, explicou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/17414/visualizar/