Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sexta - 12 de Abril de 2013 às 17:54

    Imprimir


O deputado Baiano Filho (PMDB) se reuniu esta semana com o engenheiro eletricista Jaconias Aguiar, interventor da Rede Cemat, para tratar da participação do grupo na audiência pública que discutirá as deficiências no abastecimento de energia e as alternativas de expansão da capacidade elétrica no Norte Araguaia de Mato Grosso. As discussões serão no dia 26 de abril, com início às 14h, no Pátio da Araguassu, às margens da BR-158, em Porto Alegre do Norte e farão parte da programação da 5ª Dinâmica de Empreendimentos e Empreendedores de Porto Alegre do Norte.

Baiano argumentou sobre os avanços conquistados pela região, que caminha para se consolidar como a maior zona produtora de grãos do estado. Nesse contexto, o sucesso do Araguaia está diretamente ligado a sua capacidade de gerir a produção, estando seu crescimento econômico condicionado a capacidade de beneficio e armazenamento de sua produção.

Na análise de Jaconias, o grande ‘feeling’ da energização em Mato Grosso, seria o poder público priorizar de forma contundente o atendimento ao agronegócio, com atitudes eficientes, capazes de promover a pujança do setor. “O que é fundamental para Mato Grosso, o que garante a participação do estado no PIB nacional, a resposta é o agronegócio, esse [setor] sim deveria ter atenção prioritária do poder público, a ele deveria ser garantida condições de expansão”, asseverou Jaconias.

Apesar do interesse em debater o tema junto aos produtores e poder público, Jaconias alertou sobre a imprevisibilidade de sua agenda, se comprometendo em analisar a ida ao evento.

Hoje, o Brasil tem cerca de 80% da sua população vivendo em área urbana e 20% em área rural e se estima entre 10 e 15% a população sem acesso à energia elétrica, o que corresponde a 4 ou 5 milhões de domicílios. As concessionárias de serviços públicos de distribuição têm obrigação legal e contratual de atender a integralidade do mercado em sua área de concessão, sem discriminação de usuários rurais e de baixa renda. (As informações são da Assessoria) W.S
 





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/17307/visualizar/