Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 16 de Abril de 2013 às 16:37

    Imprimir


Divulgação
Recadastramento biométrico permite identificação do eleitor pelas digitais garantindo mais segurança

Eleitores dos municípios de Nobres, Planalto da Serra e Rondonópolis estão sendo convocados pelo Tribunal Regional Eleitora (TRE) para a coleta dos dados biométricos que vão permitir eleições 100% digitais já no ano que vem de forma que o eleitorado dessas cidades será identificado na hora do voto apenas pelas impressões digitais que já estarão devidamente cadastradas nos bancos de dados da Justiça Eleitoral. A atualização biométrica é obrigatória e após expirar o prazo para recadastramento, o título do eleitor faltoso será automaticamente cancelado. O TRE informa que os trabalhos prosseguem dentro da normalidade esperada. Outros 10 municípios de Mato Grosso também passarão pelo procedimento de revisão dos dados eleitorais.

Em Nobres, o recadastramento começou nesta segunda-feira (15) e prossegue até 28 de junho sendo realizado na Secretaria de Assistência Social, no bairro Jardim Paraná, próximo à prefeitura. O cartório da 3ª zona eleitoral, com sede na cidade de Rosário Oeste, decidiu organizar o atendimento convocando eleitores por seção eleitoral. “A metodologia por nós experimentada visa garantir o conforto dos cidadãos que atenderemos. Organizando melhor o atendimento, esperamos que no final do procedimento os eleitores não tenham que enfrentar enormes filas quando o prazo final se aproximar”, comentou o chefe de Cartório, Eliton Dias Padilha, através da assessoria de imprensa.

Na cidade de Planalto da Serra, o procedimento de revisão biométrica ocorre desde o dia 9 de abril e será encerrado em 9 de maio com o atendimento sendo realizado no CPA Centro Pronto Atendimento, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, nos fundos da escola municipal Plinio José de Siqueira. A procura dos eleitores, de acordo com o TRE, segue dentro das expectativas da equipe da 34ª zona eleitoral de Chapada dos Guimarães, cartório responsável pelo procedimento correcional.

A chefe de cartório, Flávia Duarte Monteiro, informa que o empenho da Prefeitura tem garantido o bom andamento dos trabalhos. “No último domingo (14) foi realizado um mutirão da cidadania, do qual participamos efetivamente. Em um só dia atendemos 120 eleitores, a maioria vinda da zona rural com transporte oferecido pela prefeitura. Se consideramos o atual eleitorado do município, de pouco mais de 2 mil eleitores, podemos dizer que o atendimento está superando as expectativas”, comentou a servidora.

Já Rondonópolis, o terceiro maior colégio eleitoral do Estado, o recadastramento ocorre desde o dia 2 de abril. Os eleitores rondopolitanos podem procurar atendimento na avenida Fernando Corrêa, centro da cidade, na sede dos cartórios da 10ª e 45ª zonas eleitorais, ou no bairro Vila Operária, na avenida Filinto Muller, sede do cartório da 46ª Zona Eleitoral. O horário de atendimento é o mesmo para todas as unidades de atendimento da revisão biométrico, iniciando às 8 horas da manhã e prosseguindo até às 17 horas. Para garantir seus direitos políticos, o eleitor deverá apresentar um documento oficial com foto e também um comprovante de residência.

Também passarão pelo pelo recadastramento biométrico neste ano os municípios de Araguaiana, Cocalinho, Serra Nova Dourada, Indiavaí, Luciara, Poconé, Rosario Oeste, Pontes e Lacerda, Lucas do Rio Verde e Campos de Júlio. (As informações são do TRE)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/17229/visualizar/