Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Pedágio na MT-130 será discutida em nova audiência pública
As discussões sobre os estudos de viabilidade técnica, econômica, financeira e social de cobrança de pedágio na MT-130 entre Primavera do Leste e Paranatinga através de concessão à empresa privada continuam na próxima audiência pública, que acontecerá em Primavera do Leste, no dia 3 de maio. Na primeira, no dia 16, para discutir o estudo, realizada em Paranatinga, tanto políticos quanto a população se mostraram favoráveis à concessão. Que no momento ainda é embrionária. "Só a conclusão do estudo apontará o modelo de concessão a ser implantado" lembrou o coordenador de Programas Especiais da Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu), Cezar Ribas.
Dependendo de dados como os investimentos necessários e a quantidade de veículos que trafegam pela rodovia o modelo de concessão pode ser através de PPP (parceria público privada) como já ocorre em cinco praças de pedágio em Mato Grosso ou no modelo de concessão implantado na MT-130, entre Primavera do Leste e Rondonópolis onde o Estado não entra com recursos.
O engenheiro Eduardo Padilha explicou a diferença entre concessão e privatização, para evitar as confusões comuns entre as duas situações. "Na concessão o Estado passa para a iniciativa privada o direito de gerir um bem público e de cobrar um percentual por isso. O dinheiro gerado pela concessão será aplicado na própria rodovia e ao final da concessão os investimentos retornam ao governo. Nos casos de privatização há a venda do bem público que não voltará mais ao Estado".
Durante a audiência também foi esclarecido que o pedágio só começa a ser cobrado depois da prestação dos serviços essenciais que são implantados na primeira fase do contrato, somados a prestação dos serviços essenciais como o socorro através de caminhão guincho e ambulância.
Dependendo de dados como os investimentos necessários e a quantidade de veículos que trafegam pela rodovia o modelo de concessão pode ser através de PPP (parceria público privada) como já ocorre em cinco praças de pedágio em Mato Grosso ou no modelo de concessão implantado na MT-130, entre Primavera do Leste e Rondonópolis onde o Estado não entra com recursos.
O engenheiro Eduardo Padilha explicou a diferença entre concessão e privatização, para evitar as confusões comuns entre as duas situações. "Na concessão o Estado passa para a iniciativa privada o direito de gerir um bem público e de cobrar um percentual por isso. O dinheiro gerado pela concessão será aplicado na própria rodovia e ao final da concessão os investimentos retornam ao governo. Nos casos de privatização há a venda do bem público que não voltará mais ao Estado".
Durante a audiência também foi esclarecido que o pedágio só começa a ser cobrado depois da prestação dos serviços essenciais que são implantados na primeira fase do contrato, somados a prestação dos serviços essenciais como o socorro através de caminhão guincho e ambulância.
Fonte:
Só Notícias
URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/17028/visualizar/
Comentários