Pescadores mato-grossenses recebem novos incentivos federais
A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com o Banco do Brasil e Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), promoveu na tarde de quarta-feira (17) várias palestras aos associados da Federação das Colônias de Pescadores de Mato Grosso com o intuito de fomentar a piscicultura no estado.
Representantes do BB apresentaram o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, elaborado pelo Governo Federal para estimular a produção nacional de pescado e promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca, e aumentar a renda do pescador profissional; além das linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) nas modalidades de custeio e investimentos, que serv1em para financiar projetos produtivos individuais ou coletivos.
Uma das principais medidas é a maior oferta de crédito com redução das taxas de juros, aumento dos prazos de carência e de pagamento. O crédito do Plano Safra destina-se aos micros, pequenos, médios e grandes produtores de pescado e, também, ao agricultor familiar que desejar iniciar a criação de peixes em sua propriedade.
A Empaer é responsável pela elaboração dos projetos e entrega das DAP’s (Declaração de Aptidão ao Pronaf). “Estão presentes hoje nesta reunião vários técnicos da Empaer das regiões de Cáceres, Barra do Bugres, Barra do Garças, Rondonópolis e Cuiabá com a finalidade de se qualificarem para melhor atender nossos produtores”, ressaltou o presidente Valdizete Martins Nogueira.
O evento teve a participação do superintendente do Banco do Brasil em Mato Grosso, Luiz Carlos Moscardi, superintendente do MPA em Mato Grosso, Marlene Assunção, diretor de Agricultura e Abastecimento da Secretaria Municipal de Trabalho, Jilson Francisco da Silva, presidente da Federação das Colônias de Pescadores do Estado, Lindemberg Gomes Lima, além dos associados e funcionários das instituições participantes. (Cristiane Celina/Empaer)
Comentários