Queda no custo do alimento pode chegar a 20%. Produtores garantem a baixa até o mês de dezembro.
Preço do arroz registra queda devido aumento da safra em Mato Grosso
O preço do arroz registra queda devido o aumento da safra em Mato Grosso. A diferença no valor do produto pode gerar até 20% de redução. Os produtores do estado acreditam que o baixo custo pode se entender até dezembro desse ano pela grande quantidade de estoque do grão. O presidente do Sindarroz, Ivo Fernandes Mendonça, alega que a diminuição foi em decorrência do tempo que ajudou na produção.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2012/2013 no estado aumentou em relação ao período anterior. No ano passado, 514 toneladas de arroz foram produzidas em Mato Grosso. Já a expectativa para esse ano é de 532 toneladas.
No entanto, outros alimentos registraram elevação nos preços, o que levou alguns proprietários de restaurantes a não repassaram a baixa do arroz aos clientes. “Todas as verduras subiram, dobraram e até triplicaram de preço. Então, o certo mesmo é absorver esse aumento para não repassar aos clientes”, explicou Renato Resmini, dono de restaurante.
“Se houve no decorrer do ano uma alta, será muito pequena. [O preço do arroz] não deverá baixar também. Com essa safra vai dar para manter os preços e terá produto suficiente para abastecer o mercado até o fim do ano”, afirmou Ivo Fernandes.
Comentários