Apenas 30% dos agentes nas ruas
Após a fracassada tentativa de negociação com a prefeitura de Cuiabá, os agentes de trânsito de Cuiabá entram em greve a partir de hoje (19). O trabalho de fiscalização nas ruas de Cuiabá ficará a cargo de 30% do efetivo.
Com a oficialização da greve, o prefeito Mauro Mendes (PSB) não poderá mais cortar o ponto dos servidores faltosos como estava acontecendo desde a última terça-feira (16).
A paralisação se deve a discordância entre a classe e a prefeitura em torno do projeto que prevê a criação de uma gratificação baseada na produtividade de cada agente.
Os amarelinhos alegam que o Executivo quer oferecer este beneficio em cima da aplicação de multa aos motoristas infratores. De acordo com a categoria, seria necessário multar 200 veículos e guinchar outros 3 por dia para receber uma gratificação.
O Palácio Alencastro, por sua vez, nega o fato e afirma que isso é uma forma que os agentes encontraram para pressionar o prefeito e conseguir outros benefícios.
De acordo com o secretário de Governo, Fábio Garcia, os amarelinhos querem vincular a gratificação ao salário, para que desta forma os dois fossem reajustados juntos.
“Durante a negociação foram elaboradas várias minutas em conjunto. A minuta final, que foi apresentada pelo secretário da SMTU, Antenor, inclusive tem a assinatura de 28 agentes. Não tem nada de multa. Eles querem que a gratificação não tenha um valor fixo, mas a prefeitura não pode dar um passo maior que a perna. Não temos condições financeiras de acordar isso”, explica.
Comentários