Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quinta - 16 de Maio de 2013 às 14:13

    Imprimir


Um grupo de 74 militares de Mato Grosso embarca nesta quinta-feira (16) para uma missão de paz no Haiti. O Batalhão de Infantaria de Força de Paz no Haiti do 18º Contingente Brasileiro (BRABAT 18) possui 856 militares no Brasil, sendo 224 de Mato Grosso e 144 de Cuiabá. Os oficiais se preparam para desenvolver o trabalho no país estrangeiro e ficarem fora por seis meses.
 
O país envia tropas para o Haiti há nove anos, dentro da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah). De acordo com o BRABAT 18, mais de 20 mil brasileiros já participaram da missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Os militares fazem parte da segurança e patrulhamento nas ruas, além do suporte nas ações de apoio a ONU.
 
Entre os militares está o sargento Valdir Fernandes Leal. Ele conta que além dos equipamentos como capacete e coletes, vai levar duas fotografias dos filhos Thiago e André, de 14 e 10 anos. ""Para mim foi uma grata surpresa, na realidade eu não tava esperando a missão. São vários militares e eu não estava relacionado. Apareceu a oportunidade e eu agarrei”, explicou.
 
No começo do mês as Forças Armadas e a Cruz Vermelha simularam uma evacuação de famílias residentes dos bairros Parque São João e Dom Diego, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Os "capacetes azuis" retiraram cerca de 20 famílias de suas casas, como se elas estivessem em situação de risco.
 
Na casa do sargento Gleyson Souza Melo, a mãe dele ajuda a fazer as malas. O sargento diz que vai matar a saudade da família pelo computador. “Quando fui selecionado para a missão de paz é como se fosse realizado um sonho na vida militar e pessoa. Estamos lá para manter o ambiente seguro e estável”, definiu.
 
O Haiti um dos países mais pobres do mundo e, nos últimos anos, vem tentando se recuperar da instabilidade política gerada em 2004 pela deposição do presidente Jean Bertrand-Aristide e da catástrofe de 2010, quando os haitianos sofreram o mais violento terremoto já registrado no país.
 

 





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/16660/visualizar/