PM "invade" bairro de Rondonópolis em busca de criminosos e faz varreduras
Varlei Cordova/ Agora MT |
Tido como um ponto de concentração de criminosos que se infiltram junto aos demais moradores e levam objetos roubados e furtados em outras partes da cidade, o bairro Alfredo de Castro, região periférica de Rondonópolis (212 Km ao sul de Cuiabá) é alvo de uma operação da Polícia Militar que iniciou nesta sexta-feira (17) e deve prosseguir pelos próximos 20 dias. O bairro está situado numa região de grilos onde existem diversos barracos e moradias improvisadas, o que facilita a entrada de pessoas mau intencionadas e até fugitivos da Polícia.
Cerca de 30 homens da Força Tática ligados ao 5º Batalhão, todos fortemente armados, participam da varredura que integra o Programa de Polícia Interativa (PPI) lançado neste ano para percorrer e “botar ordem” nos bairros com maior indice de criminalidade.
Nesse primeiro dia, 3 pessoas já foram detidas: Abraão de Souza Nascimento, 21, Ezequiel Batista Silva Souza e Janaina Gomes da Silva, 20. Na casa onde eles estavam foram apreendidas 3 espingardas, sendo 2 de calibre 32 com a numeração ilegível e a terceira de cano longo calibre 5.5. Um quarto suspeito que estava no imóvel, Glauber Lucas de Lima Silva, 21, conseguiu fugir da guarnição durante a abordagem. Suspeita-se que eles possam estar envolvidos em roubos e furtos ocorridos em diversos bairros da região central de Rondonópolis.
Varlei Cordova/ Agora MT |
De acordo com a PM, Ezequiel e Abraão, foram reconhecidos como os autores de vários roubos, dentre eles roubo de uma moto que ocorreu no dia 11 deste mês, e outros 3 roubos a residência e estabelecimentos comerciais. Os crimes foram praticados em uma casa no bairro Jardim das Américas, na Drogaria América, situada no Jardim Atlântico que ocorreu nesta quinta-feira (16) e ainda no Mercado Paulista, no bairro Vila Paulista praticado na manhã desta sexta-feira. Eles foram levados para o Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) para prestar esclarecimentos.
Na ação, os policiais realizam um pente fino vistoriando casas,barracos e fazendo a checagem em veículos e motocicletas encontradas no local, uma vez que existem denúncias de que alguns veículos roubados e furtados na cidade costumam ser levados para a região que está localizada a cerca de 15 quilômetros do centro de Rondonópolis.
Míriam Trento/ Agora MT |
Outros 5 bairros da cidade: Vila Canaã, Vila Operária, Ana Carla, Vila Olinda e Pedra 90, todos localizados em regiões periféricas com grande número de homicídios e tentativas já receberam as ações do programa que mais do que repreender tem também um caráter educativo e social. Isso porque num segundo momento, os moradores recebem orientações dos policiais que visitam escolas, residências e realizam o papel social da Polícia cidadã.
Varlei Cordova/ Agora MT |
O objetivo nessa segunda etapa é aproximar dos moradores e tê-los como parceiros para ajudar a Polícia Militar a monitorar e oferecer segurança. Assim, tendo os moradores como parceiros para denunciar ações criminosas e pessoas suspeitas, o trabalho ostensivo e preventivo fica mais fácil de ser desenvolvido pelos homens da PM.
De acordo com a Polícia Militar, o PPI visa estabelecer a paz em regiões que apresentam vulnerabilidades de segurança proveniente do tráfico de drogas e aglomeração de foragidos da justiça, se enquadrando nos objetivos do Plano Nacional de Segurança Público determinado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Comentários