Roubo de veículos cresce 15% em 1 ano
O número de carros e motocicletas, furtados e roubados, em Cuiabá e Várzea Grande, cresceu 15% entre os meses de janeiro e abril em relação ao mesmo período de 2012. Os números, parte da estatística divulgada pela Polícia Civil, mostram que, a cada dia, mais de 9 veículos são alvos de criminosos nas duas maiores cidades do Estado.
Dos 1.142 veículos levados pelos ladrões, são 584 carros e 558 motocicletas. Conforme os indicadores, a única redução verificada no período ocorreu nos furtos de motocicletas. Nos 4 primeiros meses de 2012 foram registrados 217 casos e, neste ano 185.
Em todos os demais o crescimento foi registrado. O roubo a carros registrou aumento de 26%, e a motocicletas, aí incluindo assaltos a mão armada, 5%.
Grande parte dos veículos alvo dos criminosos é encaminhada a desmanches clandestinos e abastecem um mercado informal de peças. Outra parte é levada, por quadrilhas especializadas, para a Bolívia, país que faz fronteira com Mato Grosso, onde é comercializada por drogas.
A boa notícia é que ao mesmo tempo em que aumentou a ação dos criminosos, cresceu o número de veículos recuperados na região metropolitana. Em 2012, os policiais localizaram 550 carros e motos e, no mesmo período este ano foram achados 694 veículos.
Comentários