Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 21 de Maio de 2013 às 10:19

    Imprimir


Mato Grosso vai promover ações destinadas a aumentar a segurança pública na região de fronteira entre o Brasil e a Bolívia na luta contra o narcotráfico.

O acordo foi firmado durante o Encontro Fronteira Bolívia-Brasil de Autoridades de Segurança Pública que aconteceu na última terça e quarta-feira (14 e 15), em Santa Cruz De La Sierra, na Bolívia, e reuniu autoridades do governo boliviano, a secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki e representantes da segurança pública do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia - estados que fazem fronteira com o País.

No evento foram discutidas ações em três áreas temáticas: narcotráfico, tráfico de pessoas e delitos conexos. De acordo com o secretário-adjunto de Políticas, Programas e Projetos da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), coronel BM Marcos Roberto Weber Hubner, os estados brasileiros vão promover capacitações sobre prevenção do consumo de drogas nas áreas de fronteira.

Outra meta será a realização de operações em conjunto com a polícia boliviana para combater o tráfico de drogas, contrabando e descaminho de bens e valores, roubo e furto de veículos e invasões de propriedades que são os principais crimes que ocorrem na região. Segundo o secretário, os países terão ainda que realizar o intercâmbio de informações de inteligência policial para prevenção do crimes e ações na fronteira.

“Através dessas metas vamos ampliar, qualificar e melhorar todas as nossas ações de combate aos crimes que acontecem na fronteira conseguindo dar uma resposta mais rápida ao cidadão”, disse o coordenador do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), que também esteve na reunião, major PM Wankley Correia Rodrigues.

A iniciativa da reunião atende as demandas que surgiram com os encontros técnicos promovidos pela Senasp, por meio da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), desde o ano passado.

No último mês de março, por exemplo, durante o 1º Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras, realizado em Cáceres, integrantes da Polícia Nacional Boliviana sugeriram que fossem aprimoradas as ações de integração entre os países para enfrentar a criminalidade na região.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/16288/visualizar/