Mauro exonera 2 funcionárias ligadas a Kamil
O prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) irá assinar carta de exoneração - no início desta tarde - de Sara Reiche e Marina Rizotto Corrêa, nora e enteada, respectivamente, do secretário municipal de Saúde, Kamil Fares. O socialista foi comunicado da denúncia de nepotismo enquanto vistoriava obras da prefeitura no bairro do Porto. No mesmo instante, solicitou ao procurador-geral Rogério Gallo que preparasse as demissões.
Sara e Marina foram nomeadas pelo gestor da pasta há cerca de um mês e ocupavam cargos comissionados. A situação foi denunciada durante a manhã de hoje (21), pelo presidente da Comissão de Saúde, vereador Ricardo Saad (PSDB), durante sessão na Câmara.
O parlamentar disse que foram os próprios servidores que levaram os documentos até ele e pediram alguma atitude. O tucano ainda garantiu que deverá protocolar os documentos no Ministério Público ainda hoje. “Estou apenas cumprindo o meu papel enquanto presidente da Comissão de Saúde”, disse, completando que recebeu a denúncia há uma semana.
Sara Reiche era gerente da uma clínica de Odontologia no bairro CPA III e Marina Corrêa atuava como dentista no Distrito da Guia. Em entrevista ao portal RDNews, Kamil confirmou a nomeação das duas e argumentou que são profissionais qualificadas, que ocupavam os cargos por mérito próprio. Kamil negou conhecer ou ter qualquer ligação com Natália Barbosa, terceira pessoa denunciada por Saad.
O vereador não quis revelar qual seria a ligação que Natalia teria com Kamil. Disse apenas que o cargo ocupado por ela, numa unidade de saúde, no bairro Pedra 90, é inexistente. O vereador argumentou que o salário de Natalia, que seria R$ 1.108 mil, é designado a ela no valor de R$ 5.620 mil. Sobre esse caso, a prefeitura informou que a Procuradoria já investiga o caso.
O embate entre os dois é antigo e se inciou na política classista. Ambos são médicos e caminham em lados opostos há muito tempo, tanto que disputaram um contra o outro a presidência da Unimed, há aproximadamente dez anos. Já na administração pública, têm trocado farpas desde o início da gestão Mauro Mendes.
Às 13h30 - Prefeitura divulga nota
O prefeito Mauro Mendes divulgou nota, por meio da secretaria de Comunicação, oficializando a decisão de exonerar as servidoras ligadas a Kamil Fares. Além disso, mandou investigar a situação da funcionária Nathália Barbosa e Silva.
Eis, a íntegra da nota
"Em relação às denuncias feitas pelo vereador Ricardo Saad hoje (21), a Secretaria de Comunicação informa que o prefeito Mauro Mendes, assim que soube do caso, determinou a imediata exoneração das funcionárias Sara Reiche e Marina Pizotto Correa, até que o caso seja devidamente esclarecido.
O prefeito Mauro Mendes já pediu ao procurador-geral do Município, Rogério Gallo, que prepare as rescisões dos contratos para que elas sejam assinadas ainda hoje.
Em relação ao cargo ocupado pela funcionária Nathália Barbosa e Silva, a Procuradoria-geral já está investigando o caso."
Comentários