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Política
Quarta - 22 de Maio de 2013 às 03:19

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Começam nesta quarta-feira (22.05), às 14h30, as diligências da Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 (CMACOPOLIM) às cidades-sedes da Copa do Mundo 2014. A primeira visita será no estádio nacional de Brasília, Mané Garrincha.

Inaugurado no último sábado (18.05) após quase três anos de obra, a arena soma investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão e tem capacidade para quase 71 mil torcedores.

Acompanha a visita técnica ao Mané Garrincha o presidente Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle (CMA) senador Blairo Maggi.

Após essa primeira inspeção, a equipe da Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 (CMACOPOLIM), presidida pelo senador Sérgio Souza, segue para Recife (PE), onde irá fiscalizar na quinta-feira (23.05) a arena Pernambuco. Inaugurada ontem (20.05), a obra teve custo de R$ 532 milhões e o estádio tem capacidade para 46 mil torcedores.

Já na sexta-feira (24.05) a Subcomissão segue para Salvador (BA), onde inicia acompanhamento da Arena Fonte Nova, inaugurada desde abril. O estádio custou R$ 591,7 milhões e tem 50 mil assentos.

Além das arenas, a CMACOPOLIM também deve verificar as obras de mobilidade urbana e infraestrutura.

As demais cidades-sedes Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, e São Paulo também serão visitadas, mas ainda não há data definida.

Fiscalização do TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) encaminhou à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle (CMA) do Senado avaliação elaborada por aquele Tribunal sobre as ações de governo para a Copa do Mundo 2014 nas áreas de mobilidade urbana, aeroportuária, estádios e turismo. O balanço foi lido nesta manhã pelo senador Jorge Viana, relator da matéria no Senado.

O documento também trata da inclusão de telecomunicações e segurança, e análise das obras em andamento, alertando sobre cronogramas de entrega próximos ao início do mundial.

Entre as informações apresentadas pelo TCU, consta que a versão original da Matriz de Responsabilidades assinada pelos Entes Federados trazia R$ 23,8 bilhões estimados. Mas houve, no início deste ano, um incremento superior a R$ 3,5 bilhões nas expectativas, correspondentes a 14,7%.

Desse total, R$ 1,13 bilhão provém da ampliação dos custos dos estádios. Outros R$ 158 milhões decorrem dos portos. Já os aeroportos contaram com R$ 1,78 bilhão de acréscimo.

Mobilidade Urbana

Ainda, segundo relatório do TCU, constam mais R$ 11,77 bilhões em gastos, dos quais R$ 7,12 bilhões são federais e R$ 4,65 bilhões estaduais e municipais.
 






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