Pedro Taques participa de lançamento de livro sobre investigações do MP
Em mais uma ação contra a Proposta de Emenda à Constituição nº 37 de 2011, que pretende retirar poderes do Ministério Público, o senador Pedro Taques (PDT-MT) participou nesta terça-feira (21.05) do lançamento do livro “Investigações Exitosas Realizadas pelo Ministério Público Brasileiro”. A obra é uma compilação de iniciativas investigatórias do Ministério Público realizadas em todo o país no combate à criminalidade e à corrupção. O lançamento ocorreu na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
“Esta compilação mostra a importância do Ministério Público no combate à corrupção, ao crime organizado, aos casos de desrespeito à coisa pública e que trazem prejuízos à sociedade. Importante ressaltar que as operações resultaram em benefícios à coletividade”, afirmou Pedro Taques, que vem participando das ações do movimento contra a PEC 37, também chamada de PEC da impunidade.
O parlamentar é citado na publicação em virtude de sua atuação na Operação Arca de Noé, deflagrada em Mato Grosso quando Pedro Taques ainda era procurador da República. A parceria entre o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Justiça Federal e Polícia Federal resultou na prisão do “Comendador”, o mais perigoso chefe do crime organizado do estado e proprietário de cassinos clandestinos.
Ao todo, são disponibilizadas informações de 73 operações promovidas em colaboração com diferentes órgãos como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), a Controladoria Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU) e Receita Federal.
São operações como a Retrospectiva, do Ministério Público do Amapá, que desarticulou organização criminosa especializada em roubos a residências e no tráfico nacional e internacional de armas e drogas. Há ainda dados sobre a investigação do caso Patrícia Acioli, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que em parceria com a Divisão de Homicídios, da Polícia Civil, identificou a autoria do homicídio da Juíza de Direito Patrícia Acioli.
O livro também traz casos como a força-tarefa formada por Promotores de Justiça do Ministério Público do Estado de Tocantins para investigar o assassinato de cinco jovens em Gurupi, que resultou na prisão de seis policiais militares suspeitos de integrarem Grupo de Extermínio na cidade.
Clique aqui para acessar o livro “Investigações Exitosas Realizadas pelo Ministério Público Brasileiro”.
Comentários