Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Quarta - 22 de Maio de 2013 às 12:36

    Imprimir


Um agente do FBI matou nesta quarta-feira um suspeito de envolvimento com os atentados contra a Maratona de Boston, que deixaram três pessoas mortas e mais de 200 feridos em abril. Segundo informações da emissora americana NBC, o homem morto era Ibragim Todashev, que estava sendo interrogado por supostas ligações com Tamerlan Tsarnaev, um dos irmãos responsáveis pelo ato terrorista.

Quando abordado por agentes federais em Orlando, Todashev, de 27 anos, foi cooperativo e concordou em ser interrogado. No entanto, após algumas perguntas, ele decidiu atacar um dos policiais, que reagiu, segundo fontes da TV. Oficialmente, o FBI não quis dar mais detalhes do assunto, mas informou que estava mandando uma equipe especial para a Flórida.

“O incidente ocorreu em Orlando, na Flórida. O agente entrou em choque com o suspeito enquanto realizava seu trabalho”, disse o agente federal Dave Couvertier em nota à NBC. “Nós não temos mais detalhes até o momento.”

Fontes do “Atlantic Wire” afirmam que Todashev era checheno e amigo de Tamerlan, quem havia conhecido em competições de lutas marciais. Ele morava em um apartamento a menos de 16 quilômetros do parque Disney World e foi visitado por agentes um pouco depois da meia-noite.

Em entrevista à emissora local WFTV, um outro amigo de Todashev, Khusn Taramiv, afirmou que também foi interrogado pelo FBI sobre supostas ligações com os atentados de Boston. Os dois estavam sendo seguidos desde que Tamerlan e seu irmão Dzhokhar foram identificados com os autores dos ataques. Antes de morrer, Todashev havia comentado com Taramiv que tinha medo de ser alvo de uma armação da polícia americana.

- O FBI pegou o meu amigo (Ibragim Todashev). Eles estavam em contato com nós dois, os dois, certo? E eles falaram que precisavam de mais um pouco, conversar um pouco mais. Então, eu sai e eles me falaram que iriam trazê-lo de volta. Eles nunca o trouxeram de volta - contou. - Ele sabia que iria ser morto. Eu falei para ele: “Tudo vai dar certo, não se preocupe.” Mas eu tinha sentia um pressentimento ruim.

O amigo acrescentou que Todashev planejava viajar para ver seus parentes em uma ex-república soviética, mas havia adiado a ideia depois que o FBI pediu que ele ficasse nos EUA para futuros interrogatório. Tanto o suspeito morto quanto Taramiv são muçulmanos, mas não seguem a linha radical, afirmam conhecidos.

De acordo com fontes da CNN, Todashev já havia morado em Boston e vivia como imigrante legal nos EUA desde 2008.

Ibragim Todashev, em foto divulgada por emissoras americanas Foto: Divulgação Internet

Ibragim Todashev, em foto divulgada por emissoras americanasDivulgação Internet






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/16191/visualizar/