Paciente toca instrumento enquanto tem o cérebro operado nos EUA
O hospital da Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos, divulgou nesta quinta-feira, por meio do Twitter, o vídeo de um paciente tocando um instrumento musical enquanto era submetido a uma operação no cérebro (clique para assistir). Brad Carter, de 39 anos, teve eletrodos implantados no cérebro, para amenizar os sintomas de um problema conhecido como tremor essencial benigno.
O hospital divulgou alguns pequenos vídeos da cirurgia, e transmitiu trechos do procedimento ao vivo, via Vine, ferramenta de compartilhamento de vídeos do Twitter. Clique aqui para ver alguns testes com o paciente. Os médicos também publicaram mensagens no Twitter, explicando cada passo da cirugia.
Brad Carter, músico e ator, foi diagnosticado com a doença em 2006. Os sintomas são movimentos involuntários nas extremidades dos membros, como dedos e até pulso. Os tremores também podem acontecer na cabeça, rosto, boca e língua. Com o passar dos anos, a doença ser incapacitante. Os eletrodos implantados no cérebro de Brad ajudam a normalizar a atividade cerebral.
Os médicos implantaram os eletrodos na região do tálamo, com voltagem ajustada com controle remoto. Eles esclareceram que esse tipo de cirurgia não é para qualquer pessoa. "O histórico, necessidade e expectativas de cada paciente devem ser considerados", explicou o hospital, por meio do Twitter. "A vantagem do DBS (Estimulação Cerebral Profunda) em relação a outras abordagens cirúrgicas é que é reversível e pode ser personalizada para cada paciente".
Logo depois do procedimento, ainda na mesa de operação, os médicos submetem a um teste, de segurar um copo sem tremer (veja aqui). A cirurgia a qual Brad foi submetido é conhecida como craniotomia com o paciente acordado.
Comentários