TRT manda constatar se ônibus estão acatando decisão de manter 50% circulando
Trabalhadores do transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande, em greve há 2 dias, participam às 14h nesta quarta-feira (29) de audiência de conciliação na Justiça do Trabalho. A audiência foi antecipada devido o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (30).
João Vieira |
Categoria iniciou greve à zero hora de segunda-feira (27), após rejeitarem proposta das empresas de ônibus. Eles pedem reajuste salarial que chega a 33% e reclamam de dupla função, já que os motoristas passaram a atuar também como cobradores.
No início da manhã de ontem (27), usuários do transporte coletivo tiveram dificuldades, já que os ônibus só acataram a decisão da Justiça do Trabalho, que determinou que 50% deveriam circular, após as 8h. Nenhum veículo circulou. Alguns usuários revoltados apedejaram 3 veículos, 2 em Cuiabá e 1 em Várzea Grande.
Comércio, já prevendo o caos, contratou meios alternativos de transporte para os funcionários.
Cumprimento da decisão – Vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Edosn Bueno, determinou a realização de mandado de constatação para verificar o cumprimento da liminar que determina a circulação de 50% da frota de ônibus.
Decisão foi emitida após o Sindicato das Empresas de Transportes Coletivo Urbano do Estado (STU), reclamar que os 50% determinado não estava sendo cumprido. Os grevistas estariam impedindo a entrada dos trabalhadores que não aderiram ao movimento às garagens.
O desembargador determinou que o mandato de constatação seja cumprido com máxima urgência nas empresas Pantanal Transportes Urbanos, Expresso NS Transportes Urbanos e União Transporte e Turismo.
Os representantes das empresas devem informar o total de ônibus destinado a atender os municípios de Cuiabá e Várzea Grande, e os que estão parados nas garagens durante a greve.
Comentários