Proposição foi encaminhada ao Governo do Estado
José Domingos apresenta indicação para isenção do ICMS do calcário
Destinado a atender o agricultor familiar de todo o Estado, o deputado José Domingos Fraga (PSD), encaminhou a Indicação Nº 1277/2013, ao Governo do Estado de Mato Grosso. Em sua proposição o parlamentar mostrou a necessidade de conceder isenção do ICMS do frete do calcário.
Com esta iniciativa, Fraga disse que pretende tornar a agricultura familiar mais competitiva, desonerando os gastos com transporte da produção, possibilitando que o produtor possa ter uma margem de lucro maior. “Com esta ação, espero dar mais dignidade e condições de evolução para as famílias dos agricultores. Com estes incentivos, garantimos a permanência do homem do campo, no campo”.
Os solos brasileiros são ácidos em sua maioria, motivado pela intensa lavagem e lixiviação dos nutrientes, uso abusivo de fertilizantes de caráter ácido e outros fatores. Com a utilização do calcário, será possível eliminar a acidez do solo de forma correta e financeiramente viável, segundo o deputado.
O termo “calagem” é atribuído ao processo de preparo do solo para cultivo agrícola na qual se aplica calcário. O objetivo é elevar os teores de cálcio e magnésio, neutralização do alumínio trivalente (elemento tóxico para as plantas) e corrigir o pH do solo, para um desenvolvimento satisfatório das culturas.
Como um bom engenheiro agrônomo, José Domingos deu uma verdadeira “aula” para os colegas parlamentares durante sessão na Assembleia Legislativa. Ele explicou como o calcário estimula o crescimento das raízes, reforçando os nutrientes do solo. “Com estas medidas caros colegas, a terra ganha mais vida, absorvendo melhor a água, auxiliando a planta na tolerância à seca”.
Comentários