Novas Conselheiras Tutelares de Tangará são apresentadas à comunidade
A apresentação aconteceu na tarde desta 4ª-feira (05), no gabinete do Prefeito. As conselheiras estão sendo escolhidas por meio de amplo processo seletivo que iniciou ainda em dezembro, sob os cuidados de um grupo colegiado de cinco membros, integrantes do CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do adolescente.
Até agora foram publicados 13 editais normatizando o processo, composto por quatro fases. O primeiro foi a prova objetiva, depois a habilitação documental e de títulos e em seguida uma avaliação psicológica. A última fase é o pleito eleitoral, marcado para o próximo dia 30 de junho e iniciado com a apresentação das candidatas que passam agora a fazer sua ‘campanha eleitoral’.
A presidente do CMDCA, Magda Luppi, lembra que o pleito é inédito em Tangará da Serra, destacando que é a comunidade que vai eleger as conselheiras. “É inédito em Tangará da Serra o Pleito Eleitoral e também tem uma outra novidade, que todas as candidatas têm nível superior. Isto a partir da Lei Municipal 3. 812/12, aprovada pela Câmara, que normatizou a política da criança e do adolescente em Tangará da Serra e trouxe vários benefícios e dentre eles o0 fato de que todas as conselheiras precisam ter a formação para melhor atender e defender os direitos da criança e do adolescente”, explica.
ELEIÇÃO – A eleição acontecerá no próximo dia 30 de junho nas dependências do Centro Cultural, das 09 às 16 horas. O voto é facultativo e todas as pessoas maiores de 16 anos podem votar. Serão eleitas cinco conselheiras titulares e cinco suplentes. “Precisamos das suplentes para assumir caso saiam em férias ou por outros motivos. As 10 candidatas já são conselheiras e a eleição definirá quem será titular e quem será suplente”, explica Magda.
CAMPANHA – Magda Luppi ressaltou a importância do período de campanha para que a comunidade conheça as candidatas. “É importante que as conselheiras sejam conhecidas. Elas visitarão escolas, casas e locais públicos e entregarão informativo com foto, com as informações sobre elas e o horário da votação das 9 às 16 horas no dia 30 de junho. Elas reforçarão o convite para que os tangaraenses participem e façam a votação”, a firma.
Magda lembrou também que o futuro são nossas crianças e adolescentes: “As conselheiras é que estarão cuidando dos direitos destas crianças e adolescentes e fazendo as pontes com as outras redes que o nosso município tem. É importante que a população vá até o Centro Cultural no dia 30 e participe deste momento histórico para Tangará da Serra”, finalizou.
Comentários