Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 07 de Junho de 2013 às 15:45

    Imprimir


Uma simples picadinha no calcanhar para extrair gotinhas de sangue garantiu o desenvolvimento perfeito e saudável da pequena Roberta Vitória, de 8 meses. A chance da garota que foi diagnosticada com hipotireoidismo congênito pelo ‘teste do pezinho’ realizado numa unidade de saúde de Rondonópolis, e iniciou o tratamento antes de completar um mês, é comemorada pela mãe Patrícia de Oliveira Santos, moradora do Jardim Liberdade. Ela considera o exame ‘essencial’ para a saúde das crianças.

Patrícia conta que fez o teste na filha com 12 dias de vida. A primeira consulta com pediatra especialista no caso, em Cuiabá, aconteceu aos 28 dias. O tratamento que prossegue na capital do Estado assegura uma vida normal para a menina. Feliz por poder acompanhar o desenvolvimento da filha, Patrícia alerta às mães em geral que ‘jamais deixem de fazer o teste do pezinho nos filhos recém-nascidos’. “Esse exame é muito importante porque pode diagnosticar outras doenças”, alerta.

Atenção especial

A importância do exame feito a partir da coleta de sangue no calcanhar - para garantir o bom desenvolvimento das crianças - resultou na instituição do Dia Nacional do Teste do Pezinho, em 6 de junho. A data estimulou a equipe da Secretaria de Saúde do Município a organizar uma programação de atenção e conscientização sobre a necessidade de realizar o exame em todos os recém-nascidos.

A gerente Anésia Nunes de Freitas afirma que a partir desta quinta-feira (6) todas as unidades de saúde devem intensificar as ações de orientação às mães e de coleta do exame dentro do prazo determinado. A sugestão é que as equipes do Programa de Saúde da Família – PSF ampliem o trabalho de conscientização durante as reuniões de gestantes realizadas uma vez por semana.

A programação do mês dedicado ao teste do pezinho vai ser intensificada também num trabalho com o Programa de Triagem Neonatal. O objetivo é informar a população sobre a ação preventiva que pode resultar no diagnóstico de diversas doenças a tempo de se interferir com tratamento precoce e específico.

Exame

O teste do pezinho é um exame de prevenção que coleta gotículas de sangue do calcanhar do bebê. A finalidade é impedir o desenvolvimento de doenças que podem levar à deficiência intelectual e causar vários prejuízos à qualidade de vida das pessoas, caso não sejam tratadas. Com o exame é possível diagnosticar as doenças fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e fibrose cística.

A coleta do exame deve ser feita do terceiro ao quinto dia de vida. Nas crianças prematuras é no sétimo dia e naquelas que fizeram transfusão de sangue, no décimo dia. As amostras devem ser enviadas aos laboratórios o quanto antes.

 

 

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/14977/visualizar/