EUA liberam US$ 1,3 bilhão em ajuda anual ao Exército egípcio
O secretário de Estado americano, John Kerry, desbloqueou em maio US$ 1,3 bilhão em ajuda anual para o Exército egípcio, anunciou o Departamento de Estado, nesta sexta-feira, apesar da preocupação de Washington com a situação da democracia no Egito.
Essa ajuda "foi estudada em detalhe", disse à imprensa a porta-voz do Departamento, Jen Psaki. Segundo ela, o governo considerou que essa partida anual era necessária para ajudar "a preservar importantes interesses regionais".
Kerry ordenou a transferência em 10 de maio e informou o Congresso de sua decisão, como determina a lei, acrescentou Psaki.
Apesar de aprovar mais um ano de ajuda econômica para as Forças Armadas egípcias, Washington não escondeu sua preocupação, nos últimos tempos, com o "rumo" tomado pelo presidente Mohamad Mursi em matéria de direitos humanos, reformas econômicas e respeito à democracia.
Esta semana, Kerry acusou o Cairo de ter organizado um "julgamento político", depois que a Justiça egípcia condenou à prisão 43 trabalhadores locais e estrangeiros - entre eles 16 americanos- de uma ONG.
Comentários