As três crianças receberam 12 gotas da vacina, ao invés de duas. Secretaria de Saúde do Cantá confirma falha e apura responsabilidade.
Superdosagem da vacina contra pólio leva 3 crianças para hospital
Menino de dois anos ficou internado no hospital da
criança em Boa Vista (Foto: Arquivo Pessoal)
Três crianças foram encaminhadas ao Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista, após tomarem uma dosagem acima do normal da vacina contra poliomielite.
O fato ocorreu no último sábado (8), durante o Dia D da campanha nacional de vacinação no município do Cantá, na comunidade Serra Grande I, localizado a 28 km da capital.
Segundo Amilton dos Santos, diretor administrativo da Secretaria de Saúde do Cantá, responsável pelos postos de saúde do município, uma auxiliar de enfermagam deu 12 gotas da vacina para as três crianças durante a vacinação, enquanto a dose recomendada é de apenas duas gotas.
O diretor afirmou que a própria auxiliar de enfermagem percebeu, após dar a terceira dose, que algo estava errado e comunicou a equipe da campanha de vacinação que tinha cometido um erro. Ele informou ainda que a identificação das crianças foi feita rapidamente e equipes de saúde saíram para as vicinais da vila da Serra Grande I à procura das famílias.
"O que aconteceu foi um erro da própria auxiliar que admite o engano e comunicou pra a Secretaria o ocorrido. A Secretaria de Saúde do Cantá está tomando as providências cabíveis e apurando a responsabilidade da funcionária, que já está afastada das suas atividades", informou Amilton.
As crianças foram atendidas ainda no sábado (8) e encaminhadas ao Hospital da Criança Santo Antônio em Boa Vista, onde permaneceram em observação durante o final de semana. O caso mais grave foi o do filho de Carola Albuquerque, de 2 anos, que amanheceu no domingo (9) com tremores e vômito e permanece em observação na unidade. As demais já tiveram alta e retornaram para casa.
Segundo Carola Albuquerque, a família aguarda uma avaliação médica para liberação do seu filho. "Ele acordou melhor, mas ainda estamos esperando uma posição dos médicos para saber se ele vai receber alta hoje", disse.
Comentários