Valtenir defende despejados, cobra ministros e quer assentamento
O deputado federal Valtenir Pereira (PSB) apresentou requerimento pedindo a esclarecimentos a quatro ministros sobre a situação dos agricultores retirados da gleba Suiá Missu, na área consolidada como terra indígena Marãiwatsédé, do povo Xavante, em Alto Boa Vista. O parlamentar argumenta que nenhuma medida foi tomada no sentido de abrigar as famílias. “Espero que os ministros apresentem uma estratégia para acolher estas pessoa, que antes tinham casas de alvenaria, mas hoje vivem embaixo de lonas”, lamentou, em visita à sede do portal RDNews e entrevista ao RDTV desta segunda (10).
O deputado propõe que a população seja, ao menos, beneficiada pelo governo federal em programas habitacionais, tal como Minha Casa, Minha Vida. “Cadê os direitos humanos destas pessoas? Queremos que eles sejam acolhidos, pois a situação está extrema. A União injeta bilhões de reais para banqueiros e para pessoas que foram jogadas ao vento nada?”, questiona.
Os ministros convocados são Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), Mirian Belchior (Planejamento), Mário do Rosário (Direitos Humanos) e Tereza Campelo (Desenvolvimento Social). Valtenir afirma que gostaria que as autoridades fossem até o local onde os posseiros estão abrigados para sentir na própria pele a realidade dos despejados. “Uma decisão judicial que foi cumprida, mas a forma como foi feita, sem nenhuma realocação, é que eu estou questionando”, explicou.
Requerimento
“Pretende o presente requerimento a convocação dos Ministros de Estado, cuja atividade fim das suas pastas está diretamente ligada às ações políticas necessárias para garantir o bem estar da pessoa humana, de modo que possam prestar informações acerca do plano de ação e das providências práticas que estão sendo adotadas por parte do Governo Federal para mitigar o sofrimento e a grave situação vivida pelas famílias desalojadas”, diz parte da solicitação.
Comentários