Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Terça - 18 de Junho de 2013 às 21:12

    Imprimir


O vereador Weliton Duarte (PT) representará Tangará da Serra na 2ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, a ser realizada em Cuiabá, no início do mês de agosto. Esta informação retifica a veiculada ontem, que dava conta que o vereador e mais uma representante de Tangará da Serra já estariam designados para representar a região em outubro, na fase nacional do evento.


Duarte foi escolhido como um dos delegados da região do Alto Paraguai durante a versão territorial da conferência, realizada quinta-feira da semana passada, na Aldeia Umutina, em Barra do Bugres. Além do vereador, também representará Tangará da Serra a técnica em agropecuária Larissa Oliveira Marques Calaça, servidora da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).


Do evento de Cuiabá, serão escolhidos os delegados de Mato Grosso que participarão da 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que acontecerá em outubro em Brasília ou Fortaleza. A organização e o custeio de todas as fases do evento são do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
 

O objetivo das fases regional e estadual é levantar propostas de políticas públicas para apresentação na conferência nacional, onde haverá encaminhamentos para a formulação do novo Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável Solidário pelo Governo Federal.


A conferência de Barra do Bugres reuniu 15 municípios da região do Alto Paraguai. As discussões contemplaram as políticas públicas atuais para o campo e também novas propostas. De acordo com Weliton Duarte, foram debatidos temas como crédito, assistência técnica e regularização fundiária.


Duarte apresentou, com aprovação dos conferencistas, proposta para anistia de dívidas contraídas por produtores familiares que não tiveram a devida assistência técnica e a logística necessária. “Muitos estão endividados porque contrataram financiamento, mas não conseguiram produzir por falta de assistência ou condições adequadas para produzir. Se não tiver produção, o produtor não consegue pagar as contas”, observa o vereador.


Participaram da 2ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável Solidário do Alto Paraguai (CDRSS) agricultores familiares, assentados da reforma agrária, representantes de comunidades tradicionais (quilombolas, pescadores e indígenas), entidades não governamentais, empresas públicas e instituições públicas das esferas do Executivo, Legislativo e Judiciário.

Fonte: Rádio Pioneira com Assessoria Especial






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/14203/visualizar/