Deputado participa de audiência com o ministro Gilberto Carvalho
O ministro foi convocado para prestar esclarecimentos sobre as demarcações de terras indígenas
Nesta quarta-feira, 26, o deputado Nilson Leitão (PSDB/MT) participou de audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara, onde o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, foi convocado para prestar esclarecimentos sobre as demarcações de terras indígenas.
Neste ano, já ocorreram vários conflitos devido as demarcações irresponsáveis e irregulares propostas pelo órgão responsável, a Fundação Nacional do índio (Funai). Preocupado com o crescimento dos conflitos e com a falta de atitude do governo para sanar os problemas, o deputado já cobrou posicionamento do vice presidente Michel Temer, da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e de demais autoridades envolvidas uma atuação que cesse os tumultos.
“O governo não está preparado para enfrentar problemas e é possível acompanhar isso com as manifestações que tem acontecido. As demarcações de terras têm gerado mortes e até agora nada foi feito. São laudos fraudulentos, famílias sendo desalojadas, crianças fora das escolas e nenhuma providencia até agora foi tomada”, desabafa Leitão.
Segundo o ministro Carvalho, o governo tem tido atitudes sérias para enfrentar a situação e tem buscado com afinco soluções para as questões. “Sabemos que o governo tem seus defeitos, como todos os outros tem também. Mas não posso aceitar que a Funai seja desqualificada por um trabalho sério. Mas acredito que precisamos de prestar melhores condições de trabalho para os funcionários, pois só assim eles podem oferecem uma qualidade de vida digna para os indígenas”.
Leitão fez questionamentos expecificos para o ministro sobre o estado de Mato Grosso que não foram respondidos durante a audiencia. “É um descaso com o nosso estado”, diz o deputado.
Para quem quiser assistir na íntegra o pronunciamento, basta acessar a página do parlamentar no site www.camara.leg.br no link do ‘Deputado Nilson Leitão’ em Vídeos.
Comentários