Hospital Regional de Sorriso começou a receber novos pacientes. Seis pessoas foram contaminadas pela bactéria na unidade.
UTI infectada por superbactéria em MT é liberada após desinfecção
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Sorriso, cidade a 420 quilômetros de Cuiabá, foi liberada para novas internações. A equipe médica concluiu os trabalhos de desinfetação por causa da superbactéria do gênero acinetobacter, resistente à ação de alguns antibióticos.
A unidade fechou a UTI para novos pacientes após exames confirmarem que seis pessoas foram contaminadas com a bactéria desenvolvida no hospital. Segundo a assessoria do hospital, um dos motivos pode estar relacionado com o longo período de internação dos pacientes na UTI do hospital.
A limpeza foi realizada em todas as áreas da UTI, desde chão, teto e todos os materiais e equipamentos utilizados. Os pacientes infectados ficaram internados em outra parte do hospital, para evitar a proliferação da bactéria. De acordo com os médicos, nenhum deles corre risco e todos passam bem.
A forma de contágio mais comum é através do sangue, da saliva ou das fezes.“Essa bactéria existe naturalmente no solo, na água e eventualmente na pele de algumas pessoas e naquele paciente que fica na UTI por um longo tempo de internação, submetido a um procedimento evasivo”, explicou a infectologista do hospital, Ana Paula Fernanda.
Comentários