Dos nove eleitos seis são do sexo feminino
Vereadores são empossados na Câmara Mirim de Arenápolis
Os vereadores da Câmara Municipal de Arenápolis deram posse em sessão solene desta sexta-feira (05.07), aos vereadores eleitos pela comunidade que passam a compor a primeira legislatura da Câmara Mirim Municipal de Arenápolis.
A iniciativa partiu da vereadora e presidenta da Casa de Leis, Noêmia Maria de Souza (PT), que demonstrou a importância do projeto, como ferramenta de construção da consciência politica dos jovens e adolescentes do município, que terão a oportunidade de conhecer o processo politico e participar de maneira positiva da vida politica da cidade.
O plenário da sede do Poder Legislativo estava completamente lotado por familiares, amigos e segmentos da sociedade civil organizada, que foram assistir o inicio deste momento histórico para a cidade, com a posse dos jovens Aline Polianna Manarine, Amanda Karine N. de Souza, Ana Ligia Rodrigues de Miranda, Edmara Botelho da Silva, Joicimara Ribeiro de Lima, Leonardo Ramos Gomes, Ligia Karoline Scarpat, Miguel Angel Zabala Pereira e Thiago Reis Hernandes. Este último não compareceu para a assumir o mandato e terá o prazo de 48 horas para tomar posse ou justificar porque não participou do ato, sob pena de perder o mandato, o que abrirá oportunidade para o primeiro suplente.
Os vereadores mirins prestaram juramento e assumiram o mandato que terá duração de um ano, logo após fora realizada a eleição da mesa diretora para o mesmo período, que foi presidida interinamente pela vereadora mirim Joicimara Ribeiro de Lima.
A mesa diretora do parlamento mirim municipal é composta pela vereadora mirim Ana Ligia Rodrigues de Miranda (Presidenta), Joicimara Ribeiro de Lima (vice), Leonardo Ramos Gomes (primeiro secretário) e Aline Polianna Manarine (segunda secretária). A presidenta e a vice foram eleitas com quatro votos cada, e os secretários obtiveram sete votos cada.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Arenápolis Edilson Maihoffer, disse que a iniciativa é louvável e fará despertar nos jovens o interesse pela politica, fomentando a participação no processo e oportunizando a eles direito de serem ouvidos, representando o público que os elegeu.
O advogado e assessor jurídico do Poder Legislativo Marcelo Andrade, destacou que a Câmara Mirim não será decorativa e ainda que a mesma terá legalidade para propor a Câmara Municipal iniciativas que se transformarão em leis e ou serem executadas pela administração municipal.
“A Câmara Mirim terá participação real, podendo propor a Câmara Municipal proposições que entendam pertinentes e possa contribuir com a transformação da cidade” salientou.
O jornalista Moisés Bispo dos Santos elogiou o projeto da vereadora Noêmia Maria de Souza, classificando-a de inovadora no âmbito municipal. Ele se dirigiu aos vereadores mirins, incentivando-os a copiar o exemplo de bons políticos para construir no futuro uma cidade mais justa e que os políticos atendam o interesse da sociedade.
O vereador Assis José de Moura desejou que os vereadores mirins possam contribuir efetivamente para o progresso da cidade, e que após ouvirem as reivindicações da sociedade possam ajudar o Poder Legislativo a construir caminhos que atendam as necessidades do povo.
O também vereador Silas Gomes Pinheiro citou que a câmara municipal tem aprovado diversos projetos importantes, mas que o que cria a estação ecológica municipal e o que instituiu o vereador mirim, são de grande contribuição para a formação politica da população, bem como despertar o sentimento de que todos tem compromisso com a transformação social, econômica e intelectual da sociedade.
Visivelmente emocionado pelo fato de uma das vereadoras mirins ser sua filha, o vereador José Miranda, destacou que o Poder Legislativo dá um importante passo para a conscientização politica, sem falar na oportunidade de o jovem conhecer qual o trabalho do vereador e seu papel perante a sociedade.
O vereador mirim Leonardo Ramos Gomes, afirmou que o projeto proporciona ao jovem se inserir na democracia, abrindo as portas para que este possa colaborar para a formação de uma cidade mais justa, bonita e igualitária.
“Teremos a oportunidade de trabalhar para surgir novas oportunidades de emprego, estudo e lazer, mostrando a todos a melhor forma de se fazer politica” assinalou Gomes.
Com bastante desenvoltura, a vice-presidente da nova mesa diretora mirim, Joicimara Ribeiro de Lima, demonstrou preocupação com o futuro, e assegurou que se manterá sintonizada com as reivindicações apresentadas pelos seus colegas de escola e a comunidade onde vive.
A presidente do parlamento mirim municipal, Ana Ligia Rodrigues de Miranda, conclamou os colegas a atuarem com seriedade, honestidade, sabedoria e responsabilidade, e acabou dando um conselho a todos.
“Devemos ouvir o povo para que suas vontades possam ser expressadas” afirmou Ligia Rodrigues.
A autora da ideia, vereadora e presidenta da Câmara Municipal, Noêmia Maria de Souza, salientou que o programa vereador mirim é uma ação educativa, e ao nascer com esta concepção, dá uma demonstração de deslocamento do Legislativo até a Escola.
“A educação é fonte de esperança e transformação, e de certa forma ao sairmos em direção as escolas atraindo os jovens para dentro da casa, estamos formando cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres” pontuou.
Noêmia Maria foi mais além, para ela é preciso que aprendamos diariamente a conviver em grupo, em coletividade. E que o programa vereador mirim, significa exatamente isso, a possibilidade de um trabalho coletivo entre a câmara de vereadores e a mirim.
A Chefe do Poder Executivo Municipal agradeceu o apoio de todos na concretização do projeto, como vereadores, escolas, diretoras, coordenadoras, alunos e familiares, e de modo especial a Associação Comercial de Arenápolis que compreendeu a importância da iniciativa, apoiando-o, doando o material escolar que será entregue aos vereadores que integram a Câmara Mirim.
Comentários