Deputado propõe projeto de piscicultura e incentivo na educação
Projeto de Piscicultura e investimentos na área da educação é destinado a Chapada dos Guimarães. A iniciativa partiu do deputado José Domingos Fraga (PSD), durante sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT). Destinados à Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), e à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), os trabalhos apresentados pelo parlamentar, se atendidos, irão ajudar todos os munícipes daquela região.
Para Sedraf, Fraga mostrou a necessidade de que o órgão disponibilize 100 horas/máquina para o reaproveitamento dos buracos deixados pelos garimpos. Segundo o deputado, a intenção é implantar projetos de piscicultura que beneficiará a Comunidade de Água Fria, Distrito de Chapada dos Guimarães. “Metade dos tanques abertos, muitos já com alevinos sendo criados, são fruto do reaproveitamento de buracos deixados pelo garimpo, e 100% deles estão situados em áreas degradadas, ou seja, dessa forma, além de recuperarmos essas áreas, promoveremos um resgate econômico e social para a população daquela região”, disse.
O programa de Aquicultura dos Governos Federal e de Mato Grosso, que tem a piscicultura como principal cadeia produtiva, prevê, além da escavação de tanques, a capacitação técnica dos produtores, liberação de recursos para o custeio da atividade com compra de alevinos, ração e parcerias com agentes financeiros e empresas âncoras para garantir a comercialização.
Na educação, José Domingos, buscou melhorias para a Escola Estadual Profª Ana Tereza Albernaz. Em sua proposição, o parlamentar defendeu a necessidade de ofertar mais conforto e condições dignas de aprendizado e de trabalho aos funcionários e servidores da escola.
Em sua indicação, itens como; reforma da parte elétrica, arquibancadas, banheiros, quadra coberta e pintura de toda a escola foram elencadas. O parlamentar também colocou como prioridade a construção e ampliação de anexo com mais três salas, e, a ampliação e climatização do refeitório.
Atualmente com mais de 1200 alunos, a escola que existe há mais de 16 anos, é responsável por toda a comunidade do bairro São Sebastião. “Dar conforto e condições de estudos à comunidade beneficiará diretamente a comunidade do bairro São Sebastião, no Município de Chapada dos Guimarães, bem como a toda a região circunvizinha, sendo fundamental a aprovação de minhas indicações, por ser garantia de um futuro melhor aos cidadãos que buscam na escola uma fonte de transformação da própria realidade em que se situa”, disse José Domingos
Comentários