Evento gratuito começou na quarta-feira (17) e vai até dia 28 de julho. Vila Bela da Santíssima Trindade foi a primeira capital de MT
Festa em cidade de MT tem danças típicas e festival gastronômico
Começou na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 530 km de Cuiabá, um dos maiores eventos culturais da cidade, que foi a primeira capital do estado de Mato Grosso. A "Festança" é realizada em comemoração pelo final da colheita de arroz, feijão, milho e mandioca, além da celebração aos santos Divino Espírito Santo, Mãe de Deus e Santíssima Trindade, além de São Benedito. O evento, que começou nesta quarta-feira (17), vai até o dia 28 de julho com mostras culturais de artes plásticas, artesanato, festival gastronômico e apresentação das tradicionais danças do congo e chorado.
Durante o dia deverão ser celebradas missas e rezas na praça central do município. No período da noite serão apresentados shows na Praça dos Palácios dos Capitães, onde também está instalada a praça de alimentação. A entrada é gratuita durante toda a programação, que inclui no sábado (20), a Noite Cultural, quando serão realizadas apresentações dos grupos Quariterê e Chickibela.
A secretária de Cultura de Vila Bela da Santíssima Trindade, Miriam Aparecida França, explica que a história da festa vem do século 17. “Lá não tinha padre. Ele vinha de Cáceres e atendia a região do entorno do município e, por ser longe, uns 300 quilômetros de distância, aproveitava-se e fazia uma grande comemoração que deu origem à Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade”.
Como atração principal, a apresentação das danças do congo e do chorado têm origem na cultura dos escravos negros. A dança do congo representa a resistência dos negros que continuaram na região após a transfrência da capital do estado para Cuiabá, em 1835. Já a dança do chorado surgiu no período de colônia e império, quando escravos fugitivos ou transgressores eram aprisionados e castigados. Então, parentes dos escravos solicitavam seu perdão e liberdade dançando o chorado.
Comentários