Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Sexta - 19 de Julho de 2013 às 09:21

    Imprimir


Foto publicada na Boston Maganize, cedida pelo fotógrafo oficial da polícia, Sean Murphy, mostra Dzhokhar Tsarnaev saind
Foto publicada na Boston Maganize, cedida pelo fotógrafo oficial da polícia, Sean Murphy, mostra Dzhokhar Tsarnaev saind

O fotógrafo da polícia americana Sean Murphy vazou imagens do acusado dos atentados à Maratona de Boston, Dzhokhar Tsarnaev, durante sua captura, para contestar a imagem que será usada pela revista “Rolling Stone” na capa da edição de agosto. Murphy defendeu que suas fotos mostravam “o verdadeiro homem-bomba” e que a capa da revista - que provocou indignação de boa parte da sociedade - era prejudicial às memórias das vítimas e às famílias.

As fotos mostram o momento em que Dzhokhar se entregou à polícia após mais de 24 horas de busca. Nas imagens - cedidas ou vendidas à Boston Magazine, ainda não se sabe -, é possível ver o jovem de 19 anos com rosto e mãos ensanguentadas saindo do barco onde estava escondido.

Logo após o vazamento das imagens, a polícia enviou um comunicado à imprensa afirmando que a publicação das fotos era proibida e não podia ser cedida a outro meio. Murphy foi afastado de seu cargo e foi aberta uma investigação para descobrir por que o policial vazou as fotos sem autorização.

Em seu perfil no Facebook, o sargento explica que sua atitude foi uma resposta à capa da “Rolling Stone”.

“Como um oficial da polícia há 25 anos, acho que a imagem da ‘Rolling Stone’ é um insulto a qualquer pessoa que tenha colocado um uniforme de qualquer cor ou qualquer organização da polícia ou ramo militar, e às famílias que perderam um ente querido. Idealizar o rosto do terror não é apenas um insulto às famílias dos mortos, mas também poderia ser um incentivo para aqueles que poderiam acreditar que fazer algo assim lhes permitiria obter seu rosto na capa da ‘Rolling Stone’”, disse Murphy.

Criticada e até mesmo boicotada, a “Rolling Stone” veio a público justificar a decisão de dar sua capa a foto de Dzhokhar. Numa imagem que lembra a antológica capa com Jim Morrison, o jovem de origem chechena aparece com os cabelos revoltos e o título: “O terrorista: como um estudante popular e promissor, sem apoio da família, se envolveu com o islamismo radical e se tornou um monstro.”

“O fato de que Dzhokhar Tsarnaev é jovem, na mesma faixa etária de nossos leitores, torna ainda mais importante para nós examinarmos a complexidade da questão e compreender como uma tragédia como essa ocorreu”, diz um comunicado da revista, acrescentando que a reportagem traz novas informações sobre o caso.

A imagem usada é de uma foto postada pelo próprio Dzhokhar nas redes sociais. Publicada na página da revista no Facebook, ela gerou quase 5 mil comentários nesta quarta-feira. Duas grandes redes em New England - a CVS pharmacies e a Tedeschi Food Shops - anunciaram que não vão vender a revista. “Música e terrorismo não se misturam”, diz um comunicado da Tedeschi, no Facebook. O prefeito de Boston Thomas Menino classificou a capa como “uma desgraça total”.





Fonte: O Globo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/12846/visualizar/