Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sábado - 20 de Julho de 2013 às 15:18

    Imprimir


Depois de três anos suspensos, os atendimentos de alta complexidade voltaram a ser prestados regularmente pelo Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram retomados desde essa sexta-feira (19) os atendimentos cardíacos, vasculares e neurológicos. Hoje, há uma fila de aproximadamente mil pacientes com essas doenças aguardando para fazer tratamento, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

A retomada ocorreu após ser firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura de Cuiabá e o Ministério Público Estadual (MPE), além de um Termo de Ajustamento de Gestão, com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas da União (TCU). Ficou acordado ainda que dois hospitais filantrópicos, o Santa Helena e a Santa Casa de Misericórdia, e um da rede particular também vão prestar atendimento de alta complexidade pelo SUS,

Segundo a assessoria da prefeitura, somente nesta sexta-feira cerca de 20 pacientes que esperavam por atendimento cardiovascular e neurológico no Pronto-Socorro foram transferidos para os três hospitais para tratamento. Já os demais que encontram-se na fila começaram a ser chamados para dar início ao tratamento.

Devido à interrupção dos tratamentos, em Mato Grosso há aproximadamente 2 mil laudos médicos de pacientes cardiovasculares e pelo menos mil pessoas aguardando tratamento. Por conta disso, em 2010, o TCU deu prazo ao governo de Mato Grosso e à prefeitura de Cuiabá para resolverem o problema até 19 de agosto deste ano, sob ameaça de suspensão de todos os recursos do Ministério da Saúde para os tratamento de doenças de alta complexidade.

 





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/12727/visualizar/