Atendimentos de alta complexidade voltaram a ser prestados por meio do SUS. Segundo a Secretaria de Saúde, há cerca de mil pacientes na fila.
Atendimentos de saúde suspensos há três anos são retomados em Cuiabá
Depois de três anos suspensos, os atendimentos de alta complexidade voltaram a ser prestados regularmente pelo Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram retomados desde essa sexta-feira (19) os atendimentos cardíacos, vasculares e neurológicos. Hoje, há uma fila de aproximadamente mil pacientes com essas doenças aguardando para fazer tratamento, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.
A retomada ocorreu após ser firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura de Cuiabá e o Ministério Público Estadual (MPE), além de um Termo de Ajustamento de Gestão, com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas da União (TCU). Ficou acordado ainda que dois hospitais filantrópicos, o Santa Helena e a Santa Casa de Misericórdia, e um da rede particular também vão prestar atendimento de alta complexidade pelo SUS,
Segundo a assessoria da prefeitura, somente nesta sexta-feira cerca de 20 pacientes que esperavam por atendimento cardiovascular e neurológico no Pronto-Socorro foram transferidos para os três hospitais para tratamento. Já os demais que encontram-se na fila começaram a ser chamados para dar início ao tratamento.
Devido à interrupção dos tratamentos, em Mato Grosso há aproximadamente 2 mil laudos médicos de pacientes cardiovasculares e pelo menos mil pessoas aguardando tratamento. Por conta disso, em 2010, o TCU deu prazo ao governo de Mato Grosso e à prefeitura de Cuiabá para resolverem o problema até 19 de agosto deste ano, sob ameaça de suspensão de todos os recursos do Ministério da Saúde para os tratamento de doenças de alta complexidade.
Comentários