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Sexta - 10 de Janeiro de 2014 às 08:49

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Mais quatro composições do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) foram transferidas nesta quarta-feira (08.01) do Porto Seco, em Cuiabá, para o pátio do estacionamento do VLT, no Centro de Manutenções (CM), em Várzea Grande. Até maio, todas as 40 composições já estarão em Mato Grosso.
 
O processo logístico, elaborado e executado pela MAC Logístic, foi o mesmo do primeiro veículo, que chegou em Cuiabá no dia 6 de novembro. A empresa é especializada em logística integrada e carga de projeto, com 28 anos de mercado, e foi contratada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande. Os trens foram fabricados e embarcados pela CAF Brasil, uma das empresas integrantes do Consórcio VLT, e responsável pelo fornecimento do material rodante (trens e sinalização ferroviária).
 
Nesta segunda carga, os quatros VLTs foram divididos em 12 partes (sendo cada VLT em três partes), para serem embarcados no navio em containers especiais e posteriormente transportados por meio rodoviário. Por se tratar de um produto de alta tecnologia, com severas restrições de içamento e maior fragilidade das composições (feitas de ligas leves de alumínio), a empresa elaborou um projeto que não prevê içamento dos trens.
 
Os procedimentos de carregamento na Espanha, descarregamento do navio em Santos, a movimentação para as carretas e a descarga no CM foram feitos em plataformas preparadas com trilhos. Por isso, a empresa responsável pela logística adaptou trilhos nos mafis (espécie de contêiner), na plataforma dos caminhões e desenvolveu duas peças exclusivas: a mesa de transbordo (mafi-caminhão) e a rampa de desembarque (com aproximadamente 45 metros de extensão) usada no Centro de Manutenções.
 
Assim como na viagem do primeiro VLT, as carretas trafegaram apenas durante o dia, com uma velocidade média de 40 km/h e monitoramento via satélite 24 horas por dia, durante todo o trajeto. A distância entre Santos e Cuiabá é de aproximadamente 1.800 quilômetros. A carga chegou ao Porto Seco de Cuiabá no dia 31 de dezembro.
 
Diferentemente da chegada do primeiro VLT, o trajeto entre o Porto Seco o Centro de Manutenções, em Várzea Grande, não passou pelas ruas da cidade. O trajeto foi mais curto, pela rodovia dos Imigrantes, motivado também pelo volume da carga, uma vez que foram 12 carretas.
 
Com essa remessa chegam a cinco o número de trens trazidos pela CAF da Espanha para Cuiabá/Várzea Grande. Outros quatro já saíram do porto de Bilbao e novas cargas serão embarcadas até totalizar os 40 VLTs. Conforme o cronograma logístico, o último lote chegará a Cuiabá em maio de 2014.
 
Cada VLT é composto por sete módulos, com capacidade para transportar até 400 pessoas (por veículo), sendo 77 sentadas. Entre os benefícios do novo modal está a oferta de um serviço de transporte público regular e de qualidade, confiável, confortável e seguro; com baixa emissão de gases poluentes (pois é elétrico, com subestações próprias) e de ruídos; além de integrar o aeroporto à rede hoteleira e ao Centro Histórico de Cuiabá.
 
Sobre o VLT - O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) está sendo implantado nas principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande (Fernando Corrêa da Costa, Coronel Escolástico, Historiador Rubens de Mendonça, Tenente Coronel Duarte - Prainha - e XV de Novembro na Capital e FEB, João Ponce de Arruda, na cidade vizinha), totalizando 22 km de extensão.
 
No trajeto estão previstas obras de artes especiais (trincheiras, viadutos e pontes), além da reestruturação da cobertura do córrego da Prainha. Serão 33 estações de embarque e desembarque e três terminais de integração, localizados nas extremidades do trecho, além de uma estação diferenciada no Porto, onde também poderá ser feita a integração com o transporte coletivo (ônibus).





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