Estrutura dos Bombeiros não cresce há 5 anos em Mato Grosso
Há 5 anos o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso não abre um batalhão ou companhia no Estado. O último criado foi a 13ª Companhia Independente em Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá) em junho de 2008, que atende mais de 61 mil pessoas em 3 municípios. Para que uma cidade possa ser considerada apta para receber um quartel há a exigência mínima de 20 mil habitantes.
Apesar disso, em Mato Grosso, das 29 cidades que superam esse número, apenas 17 têm uma sede do Corpo de Bombeiros com 958 profissionais atuando.
De acordo com a Lei Complementar n.º 404 de 2010, o efetivo ideal para atender a todo o Estado seria de 3.995 bombeiros, porém, além da falta de servidores, durante os jogos da Copa do Mundo de 2014 cerca de 600 deles serão deslocados e ficarão à disposição do evento, o que irá aumentar o déficit.
As 150 pessoas que serão chamadas através de concurso servirão apenas para repor o número de servidores que se aposentam entre 2013 e 2014. Para atender a demanda da Copa também serão trazidos bombeiros do interior para a Capital para que o efetivo possa atender a regulamentação exigida para o evento.
Sem a abertura de novos quartéis, os acidentes nas cidades menores frequentemente trazem prejuízos emocionais e financeiros, pois a chegada do atendimento especializado pode demorar horas.
Comentários