Crianças de Primavera do Leste nasceram unidas pelo abdômen. Cristopher Henrique foi separado do irmão Nicolas, que morreu em SP.
Gêmeo siamês se recupera em cidade de MT após cirurgia de separação
O bebê Cristopher Henrique, de um ano e sete meses, ainda se recupera e começa a ter uma vida "normal" depois de ter sido submetido a uma cirurgia que o separou do irmão gêmeo dele. Os bebês siameses de Primavera do Leste, a 239 quilômetros de Cuiabá, nasceram unidos pelo abdômen e passaram por cirurgia em um hospital de São Paulo, em outubro de 2012. O irmão dele, Nicolas Samuel, não resistiu a uma grave infecção após o procedimento e morreu em novembro do mesmo ano.
Cristopher vive com o pai dele, Celso Henrique Santos, em uma casa na cidade de Primavera do Leste. Celso e Lorraine Monteiro, mãe dos gêmeos, se separaram pouco tempo depois que voltaram de São Paulo. A criança passa parte do tempo com o pai e também convive com a mãe.
Criança vive com o pai em Primavera do Leste.
(Foto: Reprodução/TVCA)
O pai do menino diz que ele se recupera bem e apesar das marcas da cirurgia, o desenvolvimento dos órgãos da criança segue normalmente, sem nada afetado. Cristopher ainda tem que retornar algumas vezes até o hospital onde operou, em São Paulo, para acompanhamento médico. Apesar da limitação da cirurgia, a expectativa é que a criança tenha uma vida normal.
“Cristopher está bem apesar de tudo que ele passou e do que passamos com ele. Ele é um vitorioso, um campeão. A recuperação dele foi 100%, graças a Deus”, disse o pai do menino. A criança ainda usa uma bolsa de colostomia, usada para a retenção das fezes.
Além disso, os materiais médicos nescessários são fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O pai de Cristopher trabalha como frentista em um posto de combustível da cidade.
História
Os siameses nasceram em dezembro de 2011, na cidade de Juara, a 690 quilômetros da capital. Eles eram perfeitos do abdômen para cima, mas eram unidos da cintura para baixo e possuiam apenas duas pernas. Os pais descobriram a deficiência durante os três meses de gravidez quando foi identificado que os bebês estavam sendo formados juntos.
Com isso, a família decidiu se mudar para Primavera do Leste e ficar perto dos familiares. Durante o período de pré-operatório, os pais das crianças contaram com doações para custear as despesas com viagens, alimentação e hospedagem em São Paulo.
Comentários