Convênios devem liberar milhões de reais para Tangará da Serra
O maior deles, o Convenio com a SUDECO cinco milhões de reais e contrapartida do município no valor de duzentos e oitenta e oito mil reais. O município ainda está formalizando o convênio. “Nós temos ainda 120 dias de prazo para entregar o projeto executivo e a licença ambiental e isso já está sendo feito pela Secretaria de Planejamento”, garantiu o Prefeito Municipal. São obras no Jardim Bela Vista e no Jardim dos Ipês (drenagem, galerias de águas pluviais, meio fio, guias, sarjetas, pavimentação asfáltica, sinalização). Serão aplicados cerca de quatro milhões de reais no Jardim Bela Vista e um milhão de reais aproximadamente no Jardim dos Ipês.
Na SUDAM – Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia tramita uma emenda do Deputado Carlos Bezerra. Segundo informou Junqueira essa emenda prevê a destinação de um milhão de reais e a contrapartida do município no valor de quarenta e um mil e seiscentos reais para a pavimentação asfáltica no Jardim dos Ipês.
Para a patrulha agrícola, também uma ação do Deputado Bezerra, podem ser destinados duzentos e sessenta mil reais, com contrapartida do município no valor de quatro mil reais. Neste caso, informa o Prefeito Municipal Fábio Martins Junqueira os equipamentos serão disponibilizados para a Secretaria Municipal de Agricultura.
O convênio do PELC (Programa Esporte e Lazer da Cidade Implantado e gerenciado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer, do Ministério do Esporte, foi criado em 2003 e ainda se justifica pela desigualdade de acesso ao esporte e lazer por parcela significativa da população brasileira. “Ele (o convênio com Tangará da Serra) foi resgatado do ano passado e celebrado novamente em 19 de junho de 2013. É destinado para ações de esporte e lazer, no valor de duzentos e sessenta e cinco mil reais”. Junqueira não deu detalhes da aplicação desses recursos.
Além das oito Unidades de Saúde da Família que estão sendo reformadas, o município deve construir ainda outras três, segundo informou o Prefeito Fábio Junqueira. Cada qual custará quatrocentos e oito mil reais. “Construiremos uma no Bairro Morada do Sol, outra no Bairro Alto Tarumã e outra na Vila Esmeralda. Neste último bairro a USF funciona em prédio alugado.Os projetos foram aprovados no dia 13 de julho e o município está apto a receber esses recursos. Com os recursos em caixa, imediatamente faremos a licitação para a construção dos prédios”, disse.
Duas novas creches deverão ser construídas nos próximos meses: uma no Bairro Morada do Sol e outra no Jardim Acapulco. Cada um desses prédios deve custar aproximadamente um milhão e oitocentos mil reais. No Bairro Monte Líbano uma USF – Unidade de Saúde da Família está sendo construída com recursos do Programa de Aceleração de Crescimento do Governo Federal. O Centro de Múltiplo Uso e Creche Municipal.
Fonte: Da redação
Comentários