Sinop: padres jesuítas celebram dia de santo Inácio de Loyola
Os seis padres jesuítas que trabalham na região Norte celebraram, ontem à noite, com santa missa, o dia de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus e da Ordem Jesuítas (a qual pertence o papa Francisco - o primeiro jesuíta escolhido para ser sumo pontífice). A celebração foi na matriz Santo Antonio, em Sinop, acompanhada por centenas de fiéis.
Na omilia, o pároco Guido Kuhn, explicou a histórica de Santo Inácio, seu trabalho evangelizador, a criação dos exercícios espirituais e a formação da ordem Jesuíta conhecida mundialmente com seus sacerdotes fazendo votos de pobreza. Em Mato Grosso, os jesuítas também evangelizam os povos indígenas. Na região Norte, são 7 sacerdotes trabalhando (padres Guido Kuhn, Heriberto Hummes, João Schneider, Claudio Lehnnen, Felicio Fritsch, José Renato Schaefer e Levino Camilo, além do irmão Joaquim Camilo)
Em Roma, nesta 4ª feira, o papa celebrou, na igreja de Jesus, a festa litúrgica de Santo Inácio de Loyola. Em sua homilia, o Papa Francisco exortou seus confrades Jesuítas "a colocarem Jesus no centro de suas vidas e não a própria pessoa" e a seguirem Cristo na Igreja e com a Igreja: "Ser homens arraigados e alicerçados na Igreja: assim Jesus nos quer. Não pode haver caminhos paralelos ou isolados, mas sim caminhos de busca e criatividade. Isso é importante: ir às periferias, às muitas periferias. Por isso, é necessária a criatividade, mas sempre em comunidade, na Igreja, com essa pertença que nos dá a coragem de ir em frente. Servir Cristo é amar esta Igreja concreta e servi-la com generosidade e espírito de obediência."
O pontífice frisou que um Jesuíta procura Jesus, sabendo que Ele o procurou por primeiro e o conquistou. "Este é o coração de nossa experiência", disse Francisco recordando o Jesuíta seqüestrado na Síria: "Ser conquistado por Cristo para oferecer a este Rei toda a nossa pessoa e todo o nosso trabalho. Dizer ao Senhor de pretender fazer tudo para seu maior serviço e louvor, imitá-lo também no suportar insultos, desprezo e pobreza. Penso ao nosso irmão na Síria neste momento. Ser conquistado por Cristo significa estar sempre voltado para aquilo que está diante de mim, em direção à meta de Cristo e perguntar-se com sinceridade: O que eu fiz por Cristo? O que faço por Cristo? O que devo fazer por Cristo?"
A celebração especial em Sinop pelo dia de santo Inácio de Loyola será exibida, domingo à partir das 8 horas, na Tv Cidade-SBT.
Comentários