Falha afeta 99% dos celulares com Android; veja se está livre dela
Passo 1. Instale a ferramenta de verificação lançada pela própria Bluebox. Para isso, vá até o Google Play e baixe o aplicativo Bluebox Security Scanner.
Passo 2. Inicie o aplicativo para que ele faça um escaneamento inicial. O aplicativo mostrará com um texto vermelho as falhas de segurança encontradas. Caso a mensagem “Unpatched .. Vulnerable to bug” for exibida no primeiro quadro, não há motivo para pânico. O aplicativo apenas alerta que a falha ainda não foi corrigida.
Passo 3. Se o terceiro quadro exibir a mensagem “No malicious apps found”, significa que nenhum aplicativo malicioso foi encontrado, mesmo a brecha de segurança existindo. Se quiser fazer um novo escaneamento, basta tocar no menu no canto superior direito da tela.
Passo 4. No segundo quadro, perceba que a expressão "Allowed" significa que o Android está aceitando aplicativos de fontes desconhecidas, o que aumenta o risco do seu smartphone. Para ajudar a coibir qualquer app malicioso, acesse o menu “Configurações”, toque em “Segurança” e desmaque a opção "Fontes desconhecidas".
Passo 5. Caso não seja encontrada nenhuma brecha de segurança, como exibida na imagem abaixo, significa que seu aparelho está completamente seguro contra a falha “Master Key.
Até o momento, a falha “Master Key” só pode ser corrigida através atualização do Android para, pelo menos, a versão 4.2.2 (Jelly Bean). De qualquer forma, mantenha sempre um backup dos seus dados salvos no computador e tenha atenção na hora de instalar aplicativos, até mesmo da Google Play, pois vários aplicativos maliciosos já foram encontrados dentro da loja oficial do sistema. Caso tenha outra dúvida sobre segurança, faça uma pergunta no Fórum do TechTudo!
Comentários