Greve dos agentes penitenciários pode ser suspensa nesta tarde
A greve dos agentes penitenciários pode ser suspensa na tarde desta sexta-feira (02). Depois de oito dias de paralisação, a categoria foi recebida pelo governador Silval Barbosa (PMDB) na noite dessa quinta-feira (01). Segundo o comando de greve, o governador ‘provou’ que dos dez itens firmados no acordo em abril oito já foram concretizados.
Uma assembleia geral está marcada para às 15h30 de hoje, onde o Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), João Batista irá deliberar junto aos agentes quanto a manutenção ou não da greve.
Do encontro que ocorreu no gabinete do secretario de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, os agentes ouviram de Silval o pedido de suspensão da greve ainda na tarde de hoje e a solicitação de que a categoria elaborasse uma contraproposta de tabela salarial, um dos pontos ainda pendente do dissídio coletivo.
Outro item que não foi cumprido é a exigência de nível superior para a realização de concurso público. Ainda segundo o comando de greve, os encaminhamentos ocorreram durante o período grevista.
Até agora
Com três decisões judiciais contrárias à categoria, a greve que desestabilizou ainda mais o sistema penitenciário do estado, foi marcada por protestos de familiares de presos e depredação de celas por detentos.
O impasse fez com que a secretaria abrisse edital para contratação de agentes temporários. Eles seriam pagos com o dinheiro proveniente do bloqueio da conta do Sindicato e suspensão dos pontos dos grevistas.
A última decisão proferida foi do desembargador Rondon Bassil. O magistrado considerou a greve ilegal e determinou o retorno imediato ao trabalho sob pena de multa de R$ 7 mil por hora de descumprimento. Para garantir o pagamento da multa, ele também decretou o bloqueio da conta do sindicato.
Comentários