Dormir em barraca de lona pode combater insônia, diz estudo
Dormir em uma barraca de lona pode ajudar a combater a insônia, pois a luz natural do amanhecer e entardecer ajuda a sincronizar os relógios internos do organismo. Um estudo feito pela Universidade do Colorado descobriu que após uma semana do ciclo claro-escuro da luz natural as pessoas sentem mais facilidade para dormir e acordam mais descansadas. As informações são do Daily Mail.
"Ao aumentar a nossa exposição à luz solar e reduzir a exposição à iluminação elétrica durante a noite podemos transformar o nosso relógio interno e os tempos de sono de volta e, provavelmente, tornar mais fácil o despertar e estar alerta na parte da manhã", disse o pesquisador Kenneth Wright,
A iluminação elétrica, que se tornou amplamente disponível em 1930, e aparelhos eletrônicos como televisores e iPads afetam os relógios circadianos internos. Uma preocupação é que a iluminação artificial faz com que fiquemos expostos à luz por mais tempo do que seria com a iluminação natural.
O estudo analisou os padrões de sono e mediu o relógio interno do corpo de oito adultos que foram expostos à iluminação elétrica em casa e no trabalho. Depois de o grupo passar uma semana em acampamentos, os exames foram refeitos. No primeiro experimento, os voluntários tenderam a ficar acordados até depois da meia noite e despertar às 8h. A luz artificial resultou em um atraso de duas horas no relógio biológico interno. Depois de passarem algum tempo na natureza, o relógio biológico - e padrão de sono - voltou ao normal.
Comentários