TCE divulga hoje sexto relatório sobre as obras da Copa
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT) divulga hoje o sexto relatório técnico da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo que está sob a relatoria do conselheiro Antônio Joaquim. O trabalho novamente contemplará as atividades da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) do Governo do Estado, gestora das atividades previstas na Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo assinada entre o Governo Federal, Estado de Mato Grosso e municípios de Cuiabá e Várzea Grande.
O novo relatório contempla as atividades executadas até o último dia de junho de 2013, de acordo com informações fornecidas pela Secopa ao sistema Geo-Obras do TCE-MT. Como se trata de um relatório físico/financeiro podem existir divergências entre o que já foi executado pelas empreiteiras que realizam as obras da Copa do Mundo.
Estima-se que o relatório a ser publicado hoje demonstre as obras próximo de 45% dos contratos em andamento, restando ainda 55% a se realizar até abril de 2014, sendo que boa parte das obras começa a ser entregue a partir do final do mês de agosto com a primeira grande intervenção de Mobilidade Urbana, o Viaduto com o Complexo do Despraiado na Avenida Miguel Sutil.
Neste levantamento não aparece a execução da maior obra que é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), obra de 23 km a um custo de R$ 1,4 bilhão, sendo que mais de 80% dos viadutos e pontes que contemplam este sistema estariam prontos, segundo a Secopa, o que permitirá após a conclusão total que as obras finais sejam aceleradas.
Comentários