16 deputados devem sair à reeleição em MT
Pelo menos 16 dos 24 deputados estaduais que compõem a Assembleia Legislativa devem buscar a reeleição nas eleições de 2014. Em ano pré-eleitoral, já começaram as articulações entre partidos e parlamentares para composição das chapas proporcionais, na corrida às funções de deputado estadual e federal.
Presidente em exercício do Parlamento Estadual, Romoaldo Júnior (PMDB), anuncia as discussões para formação de um “chapão” às proporcionais, composto inicialmente pelo PMDB de Carlos Bezerra, o PR sob responsabilidade de Wellington Fagundes e o PSD, presidido pelo vice-governador Chico Daltro (PSD).
São debates ainda na conjuntura prévia, que dependem da validação das direções regionais e da oficialização no período legal exigido pela Justiça Eleitoral.
“A ideia da construção de um chapão tem a meta de garantir a eleição de aproximadamente 50% das cadeiras na Assembleia Legislativa”, pontua Romoaldo. As tratativas também passam nessa fase pela esfera governamental. Secretários de Estado que estão na cota dos partidos, tendem a lançar seus nomes nas eleições, ampliando as chances de as agremiações alcançarem êxito nos planos.
As maiores bancadas do Parlamento Estadual, o PR com sete deputados e o PSD, com seis, além do PMDB com três parlamentares, mas que detém força política extra com o governador Silval Barbosa, confiam nas chances de obter os resultados esperados.
A maioria dos republicanos deve buscar a reeleição. No quadro, seriam exeções o deputado estadual João Maheiros (PR), por estar reavaliando seus assos políticos, e Sebastião Rezende, endo uma das vias para a Câmara Federal.
Secretário-geral do PR, deputado Emanuel Pinheiro, disse que por enquanto, o assunto “chapão” é embrionário e deve ser posto em reunião ampliada da sigla, na presença do presidente, deputado federal Wellington Fagundes. “Temos que conversar. São propostas que poderão dar certo mas que devem ser debatidas.
O PR precisa definir o projeto, que vem trabalhando a possibilidade de ter candidato ao Senado, com o deputado Wellington, ou ao governo com o senador Blairo Maggi ou outros nomes que vêm se colocando à disposição”, assinalou Pinheiro.
Comentários