Lançados 6 lotes de obras para pavimentação asfáltica de rodovia
A federalização da MT-170, que agora é a BR-174, favoreceu o asfaltamento de 274 quilometros abrangendo trecho entre Castanheira, Juruena e Colniza ns região Noroeste de Mato Grosso (respectivamente a 779, 880 e 1.065 km de Cuiabá). É o fim da poeira e dos atoleiros, contumazes nas manchetes da imprensa nacional. O trecho já tem as obras de pavimentação lançado e publicado nos diários oficiais do Estado e da União na modalidade de licitação Regime Diferenciado de Contratações (RDC). Ao todo são 6 lotes de obras de pavimentação.
A previsão de recursos para aplicação na empreitada é de R$ 600 milhões através de convênio que foi firmado entre a Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu/MT) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A Setpu fez a licitação e vai responder pela execução o o Dnit vai repassar os recursos e fiscalizar.
Na modalidade RDC a licitação já engloba a contratação de empresas especializadass na elaboração do projeto executivo em fase de obra bem como a supervisão e o estudo de impacto ambiental. Diferente de outras modalidades o RDC privilegia a técnica mais preço para apontar o vencedor da licitação que tem data marcada para abertura das propostas em 20 de setembro.
A pavimentação asfáltica da BR-174 através de RDC é possível em virtude de a ação ser integrante do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O secretário da Setpu, Cinésio de Oliveira, lembra a conquista do Estado em federalizar a MT-170 que ocorreu em 2008 e do empenho para que ela fosse totalmente inventariada o que se deu em 2012 quando pode ser entregue à União.
“A pavimentação da BR-174 é uma conquista do Estado, que vislumbrou na federalização a obtenção de recursos para por fim aos atoleiros. A pavimentação vai beneficiar a população local, o escoamento da madeira e de gado, o turismo e, ainda, levará desenvolvimento à região”, comemora Cinésio de Oliveira. (Com assessoria)
Comentários