Sindicato de autoescolas pede intervenção de Mauro Savi junto ao Governo
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro Savi (PR), e o presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Gian Castrillon, receberam, mais uma vez, representantes de autoescolas do Estado, a fim de buscar soluções à categoria. Na lista de reivindicações, os assuntos mais discutidos foram à emissão do Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) da 1ª habilitação no próprio Centro de Formação de Condutores (CFC’s); o recredenciamento anual exigido dos CFC’s pelo Detran-MT para o período de dois anos e a prorrogação do prazo de conclusão dos cursos de atualização para os instrutores de trânsito e diretores de ensino.
Em relação à emissão do Renach, o presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Mato Grosso (SINDCFC), Djalma Nogueira, afirma que pelo menos sete estados brasileiros têm avançado. São eles: Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Rondônia e Goiás. “Estamos em pleno século XXI, mas infelizmente caminhamos lentamente. Perde o contribuinte que paga pelos serviços que não são executados de forma célere, nós enquanto responsáveis pela formação dos condutores que deixamos de oferecer um serviço de qualidade aos nossos clientes e o próprio Estado que não avança como deveria”, salientou Djalma.
O presidente do sindicato ainda explica que há algum tempo a classe vem tentando entrar em acordo com o Detran para tentar sanar os pontos mais críticos, mas alega não obter os resultados esperados. Por essa e outras razões, Djalma destaca que a intervenção do parlamentar é primordial para conseguir uma solução. “O deputado sempre nos auxiliou em vários momentos e tenho certeza que podemos contar com ele novamente”, disse Djalma.
Na reunião ocorrida na manhã dessa terça-feira (6), Djalma salientou que os problemas relacionados ao Detran nada tem haver com o presidente do departamento, que assumiu o cargo no início de 2013, alegando que as reivindicações feitas à autarquia se arrastam por alguns anos. “O Gian tem sido um grande parceiro nessas questões, mas infelizmente, alguns pedidos se confrontam com determinações previstas em decretos e portarias baixadas pelo chefe do Executivo Estadual”, observou o presidente do sindicato.
Gian Castrillon se diz favorável à emissão do Renach da 1ª habilitação pela própria CFC. Questionado por Mauro Savi, o presidente do Detran explicou que a alegação é que a descentralização poderia gerar fraude, o que difere da sua opinião. “Pelo contrário, acredito que dessa forma, em casos de fraude, facilitaria a identificação de pessoas envolvidas nesse tipo de crime”, disse ele ao ressaltar que o Detran também cumpre o que lhe é imposto e que muitos pedidos são barrados por questões legais.
Na opinião de Mauro Savi é necessária a avaliação de um especialista para saber se esse tipo de delito pode ocorrer. “Vamos verificar se existe embasamento técnico. Se for aprovado não tem por que impedir a descentralização desse serviço”, avaliou o parlamentar.
Outro pedido feito ao deputado, por meio do ofício 021/13, é a prorrogação do prazo de credenciamento que termina em setembro deste ano, ou seja, no mês que vem. “Tem muitos municípios que não acreditam no sindicato e já estão fazendo o curso. Diante disso, não podemos cair no descrédito e ficar por isso mesmo, afinal, não estamos lutando apenas pela nossa classe, mas pensando também na população que paga pelo serviço e espera, no mínimo, que este tenha qualidade”, enfatizou.
Savi, que garantiu apoio à categoria, disse que o pedido feito a ele será discutido pessoalmente com o governador Silval Barbosa o mais breve possível. “Sabemos das dificuldades que o Estado tem enfrentado e é impossível resolver todos os problemas de uma só vez. Portanto, devemos buscar soluções de acordo com as necessidades e para que isso aconteça é necessário caminharmos juntos”, ponderou o primeiro-secretário da Casa de Leis.
O encontro realizado no gabinete do republicano, contou com a presença de representantes das autoescolas de Várzea Grande, Rondonópolis, São José do Rio Claro, Guarantã do Norte e Primavera do Leste.
Comentários