Arquitetos projetam como será o futuro da Cidade Maravilhosa. Melhores propostas foram premiadas. Conheça
Arquitetos projetam o Rio em 100 anos com especulação e áreas subterrâneas
Um programa comum entre turistas é visitar monumentos importantes. E se o passeio incluir algumas das esculturas abaixo a diversão é garantida. Elas fogem do esperado, com posições invertidas, animais selvagens ou truques de ilusão de ótica. Do bebê gigante à torneira mágica, passando pelo tubarão no telhado, confira nove obras diferentes que valem a visita.
Segure firme!
Parece que um homem está pendurado no alto de uma casa em Praga, na República Tcheca. Mas é só mais uma escultura do artista David Cerny, conhecido por seu trabalho irreverente e divertido. Hanging Out representa a queda do comunismo.
Rinoceronte pendurado
Há quem pense duas vezes antes de passar embaixo desta escultura na praça Luisenplatz, em Potsdam, na Alemanha. É que uma réplica perfeita do enorme animal fica suspensa sobre as pessoas.
Bebê gigante
Quem anda pelos jardins do palácio Chatsworth House, na Inglaterra, vai se espantar com a escultura Planet, do artista Marc Quinn. Ela tem a forma de uma criança de sete meses, apoiada no chão apenas pela mão. A obra faz contraste com a propriedade tradicional do século 17.
De ponta-cabeça
Poderia ser uma estátua comum, em homenagem ao militar Charles La Trobe, em Melbourne, na Austrália. Mas ela fica de cabeça para baixo, o que torna o monumento mais divertido.
Humor clássico
Diferente das outras estátuas, esta foi construída há muito tempo, em 1585. As figuras femininas representam as sete virtudes da Idade Média: fé, amor, esperança, generosidade, moderação, paciência e justiça. O curioso é que sai água dos seios das mulheres, em uma fonte, no mínimo, inusitada. Fica em Nuremberg, na Alemanha.
Pedaladas nas alturas
O Tour de France, maior campeonato ciclístico do mundo, ganhou o monumento divertido em 1995. A escultura de 18 metros de altura representa o terreno irregular da prova e a disputa dos esportistas. Fica em uma estrada nos Pirineus, cordilheira entre a França e a Espanha.
Árvore de semáforos
O trânsito seria caótico se estes faróis fossem reais. Mas é apenas uma escultura de Pierre Vivant em Canary Wharf, região de Londres, na Inglaterra. Ela representa, ao mesmo tempo, a natureza e o desenvolvimento urbano da cidade.
Tubarão atômico
Parece que o perigoso animal dos mares foi arremessado sobre uma casa em Headington, na Inglaterra. É possível ver apenas a cauda e a nadadeira do animal, em uma divertida composição. A ideia foi do dono da propriedade, Bill Heine, que quis lembrar a bomba atômica de Nagasaki.
Canos mágicos
Em uma divertida ilusão de ótica, uma torneira gigante parece flutuar, despejando água em uma fonte nas Ilhas Canário, na Espanha. Na verdade, há um cano dentro do jato.
Comentários