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Investimento previsto é de R$ 6,6 bilhões, em 1.000 quilômetros de ferrovia
Licitação da ferrovia entre MT e GO deve sair em dezembro
A audiência pública sobre a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que vai ligar Mato Grosso a Goiás - será realizada no dia 14 de agosto, no Hotel Gran Odara, em Cuiabá.
A aprovação do projeto pela população em audiência pública é a última etapa antes do lançamento da licitação da obra.
De acordo com o secretário de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, o leilão do trecho de 1.065 quilômetros, entre Goiás e Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá), deve ocorrer em dezembro.
O investimento estimado é de R$ 6,6 bilhões, ou cerca de R$ 6,2 milhões por quilômetro da estrada de ferro. O traçado inclui a construção de pontes, viadutos e pátios de cruzamentos.
“Após a ferrovia passar pela consulta pública, o Governo Federal vai publicar o edital e realizar o leilão. Em dezembro, deve ser aberta a licitação, e a empresa vencedora vai fazer o projeto executivo e a obra. Em cinco anos, a Fico estará pronta para operar e ajudar no escoamento da produção mato-grossense”, disse Vuolo.
A Fico será licitada no novo marco regulatório ferroviário brasileiro, em vigor desde o ano passado.
Pelas novas regras, o Governo firmou o compromisso de subsidiar o valor de até 85% da carga prevista no estudo de viabilidade, dando aos investidores a segurança de que o investimento terá retorno garantido.
Outra mudança foi com relação ao modelo de exploração da estrada de ferro. Elas passarão a funcionar como as rodovias privatizadas, em que basta pagar um pedágio para utilizar os trilhos.
Traçado
A Fico tem início no entroncamento com a Ferrovia Norte-Sul, no Município de Campinorte, em Goiás, corta o Estado de Mato Grosso de Leste a Oeste na região Médio-Norte, e está projetada para chegar até Vilhena, em Rondônia.
Somente o trecho entre Campinorte e Lucas do Rio Verde terá 1.065 quilômetros de extensão, o que multiplicará a extensão da incipiente malha ferroviária mato-grossense. A segunda etapa da ferrovia será a extensão até Vilhena (RO), com mais 598 quilômetros de trilhos.
Ela faz parte de um projeto maior, a Ferrovia Transcontinental, que sairá do litoral norte do Rio de Janeiro, cortando Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre até o Peru, promovendo a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
Encontro
Francisco Vuolo participou, nesta terça e quarta-feiras (7 e 8), do 4º Encontro de Ferrovias, em Vilhena (ES).
Na ocasião, Cuiabá se candidatou para sediar o próximo encontro, em 2015, e, de acordo com o secretário, há grandes chances de a capital mato-grossense ser escolhida. O anúncio da próxima sede deve ser feito em setembro.
“No próximo encontro, Cuiabá já terá o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em funcionamento, e é possível que as obras da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, do trecho entre Rondonópolis e a Capital, já estejam em andamento. Para Cuiabá, é importante receber um evento como esse, que traz mais de mil pessoas, e serve para discutir diversos temas relacionados ao transporte ferroviário”, disse.
A aprovação do projeto pela população em audiência pública é a última etapa antes do lançamento da licitação da obra.
De acordo com o secretário de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, o leilão do trecho de 1.065 quilômetros, entre Goiás e Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá), deve ocorrer em dezembro.
O investimento estimado é de R$ 6,6 bilhões, ou cerca de R$ 6,2 milhões por quilômetro da estrada de ferro. O traçado inclui a construção de pontes, viadutos e pátios de cruzamentos.
“Após a ferrovia passar pela consulta pública, o Governo Federal vai publicar o edital e realizar o leilão. Em dezembro, deve ser aberta a licitação, e a empresa vencedora vai fazer o projeto executivo e a obra. Em cinco anos, a Fico estará pronta para operar e ajudar no escoamento da produção mato-grossense”, disse Vuolo.
A Fico será licitada no novo marco regulatório ferroviário brasileiro, em vigor desde o ano passado.
Pelas novas regras, o Governo firmou o compromisso de subsidiar o valor de até 85% da carga prevista no estudo de viabilidade, dando aos investidores a segurança de que o investimento terá retorno garantido.
Outra mudança foi com relação ao modelo de exploração da estrada de ferro. Elas passarão a funcionar como as rodovias privatizadas, em que basta pagar um pedágio para utilizar os trilhos.
Traçado
A Fico tem início no entroncamento com a Ferrovia Norte-Sul, no Município de Campinorte, em Goiás, corta o Estado de Mato Grosso de Leste a Oeste na região Médio-Norte, e está projetada para chegar até Vilhena, em Rondônia.
Somente o trecho entre Campinorte e Lucas do Rio Verde terá 1.065 quilômetros de extensão, o que multiplicará a extensão da incipiente malha ferroviária mato-grossense. A segunda etapa da ferrovia será a extensão até Vilhena (RO), com mais 598 quilômetros de trilhos.
Ela faz parte de um projeto maior, a Ferrovia Transcontinental, que sairá do litoral norte do Rio de Janeiro, cortando Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre até o Peru, promovendo a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
Encontro
Francisco Vuolo participou, nesta terça e quarta-feiras (7 e 8), do 4º Encontro de Ferrovias, em Vilhena (ES).
Na ocasião, Cuiabá se candidatou para sediar o próximo encontro, em 2015, e, de acordo com o secretário, há grandes chances de a capital mato-grossense ser escolhida. O anúncio da próxima sede deve ser feito em setembro.
“No próximo encontro, Cuiabá já terá o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em funcionamento, e é possível que as obras da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, do trecho entre Rondonópolis e a Capital, já estejam em andamento. Para Cuiabá, é importante receber um evento como esse, que traz mais de mil pessoas, e serve para discutir diversos temas relacionados ao transporte ferroviário”, disse.
Fonte:
Midia News
URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/11195/visualizar/
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