Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sexta - 09 de Agosto de 2013 às 07:12

    Imprimir


O Tribunal de Contas do Estado recebeu representantes de dez municípios mato-grossenses, durante a tarde desta quinta-feira (08.08), para a entrega do planejamento estratégico das prefeituras. Prefeitos, secretários e autoridades municipais participaram do encontro na Escola Superior de Contas.

As prefeituras que entregaram o planejamento estratégico foram :Várzea Grande, Alta Floresta, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Juína, Nova Mutum, Campo Verde, Poconé, Campo Novo do Parecis e Guarantã do Norte. Os documentos foram elaborados pelas equipes técnicas dos municípios com a coordenação do TCE-MT por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI. As prefeituras de Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Barra do Garças já entregaram o documento em junho passado.

De acordo com o presidente do TCE José Carlos Novelli, o Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) está possibilitando a melhoria da gestão pública, e ao mesmo tempo, a melhoria dos serviços públicos.

Para Novelli, ninguém chega a lugar nenhum sem planejamento. “O resultado do PDI tem sido fantástico. Já recebemos o planejamento estratégico de cinco municípios. Hoje estamos recebendo de mais dez prefeituras. Até o final de agosto teremos os 20 maiores municípios com esse planejamento.”

O prefeito de Várzea Grande Walace Guimarães foi um dos gestores que entregaram o plano de metas. “Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade que o TCE nos ofereceu de planejar o desenvolvimento da nossa cidade. Nós entendemos que nenhuma gestão pode funcionar com eficácia sem um planejamento de curto, médio e longo prazo. Em Várzea Grande esse trabalho já está sendo feito com a orientação efetiva dos técnicos do Tribunal.”

A prefeita de Poconé Meire Adauto também comemorou a iniciativa . “Essa parceria é importante porque vai fazer com que, nós gestores, possamos levar à população um atendimento com rapidez e qualidade.”

O prefeito de Campo Verde Fábio Schroeter ressalta que é importantíssimo planejar e a parceria com o TCE é fundamental. “Percebemos que o planejamento auxilia a gente a atender a demanda da população. Elencamos vários objetivos estratégicos que foram definidos para a gente melhorar todos os setores, desde educação e saúde até a gestão fiscal.”

O vice-prefeito de Nova Mutum Leandro Felix comunga desse pensamento. Para ele, a participação do Tribunal de Contas abriu a mente dos gestores. “Tivemos esse momento e agora é hora de colocar em prática essas ações. A administração pública não pode parar. Temos ações de curto prazo que já vão ser sentidas pela população”, enfatizou.

Entretanto, para Felix, os benefícios mais expressivos devem ser notados ao longo dos anos. “Nós tínhamos em mente sempre fazer um plano de quatro em quatro anos. Com o PDI nós ampliamos esse prazo. Podemos planejar para dez, vinte anos. Foi possível então olhar a cidade mais de cima, fazer um plano mais longo.”

Segundo o coordenador do PDI no TCE Irapuan Noce Brazil, a participação dos municípios foi exemplar. “Todos foram convidados, não foram obrigados a participar desse programa. E todos aceitaram prontamente. Hoje já é perceptível os resultados disso, porque fica mais claro para os municípios fazerem essa gestão voltada a resultados.”

O procurador-geral de Contas William de Almeida Brito Júnior acredita que essa ação vai, em pouco tempo, mudar a cultura da administração pública no Estado. “A tendência é que tenhamos melhoras significativas nas contas públicas porque os gestores vão acostumar a trabalhar com planejamento. Aos poucos vamos mudar a cultura da gestão e focar mais em resultados.”

Para o procurador-geral do Ministério Público de Contas “o Tribunal atua além da fiscalização: orienta os gestores e oferece todas as ferramentas para que possam fazer uma administração pública correta e sem erros.” Ressalta ainda que “é fundamental que os gestores participem das capacitações e façam adesão aos projetos que o Tribunal oferece gratuitamente.”

Estiveram presentes na solenidade, os prefeitos: Walace dos Santos Guimarães de Várzea Grande; Hermes Bergamin de Juína; Lenadro Felix, vice-prefeito de Nova Mutum, Fábio Schroeter de Campo Verde; Sandra Martins de Guarantã do Norte, Meire Adauto de Poconé; Mauro Valter Berft de Campo Novo dos Parecis, Asiel Bezerra de Alta Floresta, os conselheiros substitutos: João Batista Camargo e Luis Carlos Pereira, o procurador-geral, William Brito e o conselheiro substituto de Rondônia, Francisco Junior.

Confira a galeria de fotos | Prefeitos entregam Planejamento Estratégico ao TCE-MT

 





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/11160/visualizar/