Sorriso é o município que se destaca na produção regional de milho. Até o dia 2 deste mês já foram colhidos 89,6% da produção.
Produção de milho em MT deve chegar a 20 milhões de toneladas
A produção total de milho em Mato Grosso deve crescer 28% ou 4,4 milhões de toneladas nesta temporada em comparação com a safra 11/12. Conforme o 4º levantamento de safras do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa para 2013 é de que a soma do milho 1ª safra, 2ª safra, pipoca e o irrigado cultivados no estado chegue a 20 milhões de toneladas. No ano passado o montante chegou aos 15,6 milhões de toneladas.
Neste conjunto, o milho segunda safra é o mais expressivo sendo responsável por 96% da produção, representando 19,2 milhões de toneladas do cereal. Este volume é superior à estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) que esperava para esta rodada pouco mais de 17 milhões de toneladas do milho segunda safra.
Sorriso é o município que se destaca na produção regional de milho, somando 2,58 milhões de toneladas. Nova Mutum e Lucas do Rio Verde seguem com, respectivamente, 1,2 milhão de tonelada e 1,1 milhão de tonelada nesta rodada.
Segundo informações do IBGE, os fatores climáticos foram favoráveis para a agricultura em quase todas as regiões de Mato Grosso. Este cenário permaneceu somente na segunda safra deste ano, pois ao longo da primeira safra o clima não colaborou, visto que no início do ciclo faltaram chuvas e no final elas aconteceram em excesso.
Colheita
Até o dia 2 deste mês já foram colhidos 89,6% dos mais de 3,01 milhões de hectares plantados no estado. O acompanhamento de colheita Imea mostra também que o atraso entre a segunda safra 11/12 e 12/13 está em 7,5 pontos percentuais.
Comentários